Alimentos para diminuir o colesterol ruim

Consumir alimentos para diminuir o colesterol ruim e apostar em uma dieta pobre em gorduras trans é essencial para proteger a saúde do coração no que diz respeito ao longo prazo.

Além disso, a prática de exercícios físicos também se faz necessária e deve acontecer de modo recorrente.

Considerando estes pontos, fizemos esta lista para você dar o primeiro passo rumo à uma alimentação saudável. Acompanhe e saiba mais!

Lista de alimentos para diminuir o colesterol ruim

Como vimos, para diminuir o colesterol ruim, precisamos incluir alimentos ricos em gorduras boas em nossa dieta, assim como devemos cortar as gorduras ruins e praticar exercícios regularmente.

Mas, como substituir as gorduras ruins? Quais são as boas? O que pode ser consumido para fazer uma verdadeira “limpa” no organismo, diminuindo a gordura no sangue?

Veja a lista abaixo e comece hoje mesmo a montar um cardápio semanal mais saudável para você.

1- Consuma chá de chia e acrescente a semente aos seus preparos

A semente de chia é considerada um “super alimento” por contemplar uma composição rica em nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde do nosso organismo.

Além disso, é rica em fibras, sendo este o fator capaz de diminuir a gordura no sangue, tendo em vista que a fibra absorve a gordura no intestino, impedindo que a mesma seja armazenada em nosso organismo.

A chia também é fonte de ômega 3, sendo esta uma gordura boa capaz de melhorar o colesterol bom e, consequentemente, diminuir o colesterol ruim.

Você pode consumir a chia em forma de semente, acrescentando-a em iogurtes, saladas, bolos e preparos de maneira geral, assim como também pode beber o chá de chia diariamente.

2- Mingau de aveia ou aveia em flocos acrescida em suas saladas

A aveia também é um dos melhores alimentos para diminuir o colesterol ruim, isso se deve ao fato de ser fonte de fibras insolúveis.

Isto é, esta fibra não é solúvel em água e quando chega ao organismo é capaz de fazer uma verdadeira “varredura” nas toxinas que estão em nosso intestino.

Como consequência, “varre” as gorduras ruins juntamente com as fezes, fazendo com que o nosso corpo diminua a absorção e, em seguida, note-se uma diminuição no colesterol ruim.

Consuma a aveia em forma de mingau com leite (sem açúcar) ou acrescente-a em omeletes, saladas de frutas, iogurtes e demais preparos como panquecas e bolos.

3- Chocolate amargo

Não adianta apostar no chocolate ao leite e repleto de açúcar esperando os mesmos resultados, ok? O chocolate “liberado” dentre os alimentos para diminuir o colesterol ruim é, sem exceção, o amargo.

Isso porque o índice de cacau neste tipo de chocolate é bastante alto, fazendo com que a sobremesa seja rica em flavonóides. Os flavonóides, por sua vez, são responsáveis por diminuir o colesterol ruim.

Recomenda-se o consumo de cerca de 30g de chocolate amargo por dia, no lugar de sobremesas açucaradas e repletas de gorduras ruins. Mas lembre-se: não adianta deixar de comer hoje para “compensar” amanhã, ok?

Outros alimentos para diminuir o colesterol ruim

Além de considerar os alimentos versáteis que citamos acima, inclua também em sua dieta:

  • Vinho (meia taça por dia);
  • Troque o óleo de soja por azeite de oliva;
  • Frutas com antioxidantes, como laranja, tangerina e limão;
  • Sementes de linhaça;
  • Chá de canela;
  • Peixes, que são ricos em ômega 3.

Evite:

  • Alimentos fritos;
  • Carboidratos refinados, como farinha branca;
  • Alimentos como carne gorda;
  • Alimentos industrializados;
  • Alimentos muito açucarados e ultraprocessados.

Com estes cuidados, certamente você terá efeitos positivos em sua saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.