ALERTA MÁXIMO: CICLONE causa morte, deixa milhares sem luz e provoca rastro de destruição pelo Brasil

O Sul do Brasil tem sido atingido por um poderoso ciclone extratropical desde a última quarta-feira (12), resultando em uma série de consequências devastadoras nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a madrugada. Pois os fortes ventos derrubaram árvores, arrancaram telhados de residências e interromperam o tráfego em algumas estradas da região.

Ciclone extratropical causa devastação onde passou

Na cidade de Rio Grande (RS), uma pessoa perdeu a vida devido à queda de uma árvore no bairro de Vila Maria. Conforme relatos do Correio do Povo, os ventos na região atingiram velocidades de até 140 km/h. Contudo, esse trágico incidente é apenas uma das várias consequências preocupantes desse ciclone extratropical.

Impacto significativo no fornecimento de energia elétrica

As concessionárias de energia elétrica do Rio Grande do Sul relatam que pelo menos 468 mil clientes estão sem eletricidade em todo o estado.

Nesse sentido, Pelotas é a cidade mais impactada pela falta de energia elétrica, com 117 mil clientes afetados, seguida por Rio Grande, com 94 mil, e São Lourenço, com 19 mil.

Desse modo, essa situação de falta de eletricidade agrava ainda mais a dificuldade enfrentada pela população local.

Ciclone extratropical causa devastação e perdas
Ciclone extratropical causa devastação e perdas. Imagem: Reprodução.

Suspensão das aulas e recomendação da Defesa Civil

O Governo do Rio Grande do Sul decidiu suspender as aulas em todas as escolas estaduais nesta quinta-feira. Desse modo, essa medida segue a recomendação da Defesa Civil do estado, que está monitorando a situação e buscando garantir a segurança da população diante desse desastre natural.

Alerta e riscos em Santa Catarina

Na madrugada desta quinta-feira, o ciclone extratropical no norte de Santa Catarina resultou na remoção de árvores. Diante dessa situação, as autoridades estaduais estão emitindo alertas constantes sobre o perigo de ventos fortes ao longo do dia e uma significativa queda nas temperaturas na região. De modo geral, essas condições climáticas adversas representam uma ameaça à segurança e ao bem-estar da população.

Ventos fortes em Chapecó (SC)

Na cidade de Chapecó (SC), moradores foram aterrorizados por rajadas de vento atingindo velocidades de até 100 km/h. Um vídeo gravado em um posto de gasolina da cidade mostra objetos sendo arrastados e até mesmo um motociclista sendo arrastado pela ventania.

Dessa forma, essas cenas dramáticas que circulam nas redes sociais, demonstram a intensidade do ciclone extratropical e o perigo que representa para as comunidades locais.

Prejuízos no estado do Paraná

Apesar de enfrentar ventos de menor intensidade em comparação aos outros estados, o Paraná também sofreu com os impactos do ciclone extratropical. Isso porque mais de 170 mil clientes estão sem energia elétrica na região, com a maior parte dos afetados localizados no leste do estado, conforme informações do portal RIC Mais.

Além disso, a capital Curitiba foi atingida por uma forte chuva, resultando na queda de quatro árvores nas proximidades do estádio do Atlético, onde ocorria uma partida da Copa do Brasil.

Uma ampla situação emergencial

Em suma, o rastro de destruição causado pelo ciclone extratropical nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina é uma triste realidade que afeta a vida de milhares de pessoas. Portanto, é importante ressaltar a importância da prevenção e do preparo para lidar com fenômenos climáticos extremos como esse.

Uma vez que as autoridades devem investir em sistemas de alerta eficientes, planejamento de contingência e infraestrutura resistente, a fim de minimizar os danos causados por eventos climáticos intensos.

Além disso, é fundamental que a população esteja consciente dos riscos e tome medidas de precaução. Tais como garantir a segurança das residências, evitar áreas de risco durante tempestades e seguir as orientações das autoridades locais dentro das possibilidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.