ALERTA GERAL: Novo empréstimo DISPONÍVEL para inscritos no CadÚnico; veja como solicitar

Nova modalidade de empréstimo estará disponível em breve para grupo de inscritos no CadÚnico. Confira!

As pessoas que possuem inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais) podem contar com diversos benefícios, além de ter acesso aos programas assistenciais do governo.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que parte dos inscritos já podem solicitar um novo empréstimo. Trata-se do consignado para quem é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Após a aprovação da Medida Provisória (MP) que institui o novo Bolsa Família, o acesso desse grupo ao crédito passou a ser possível. A seguir, entenda melhor sobre como vai funcionar.

Empréstimo para inscritos no CadÚnico: quem tem direito?

Terão direito a solicitar a nova linha de crédito todas as pessoas que são inscritas no CadÚnico e recebem o BPC. A modalidade oferecida será o empréstimo consignado. O consignado, inicialmente, foi criado para beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do beneficiário, de forma automática.

Assim, os bancos e instituições financeiras passam a ter mais segurança quanto ao recebimento e liberam melhores condições, com as menores taxas do mercado. E agora, quem recebe o BPC também poderá aproveitar os benefícios do empréstimo consignado.

Regras para solicitar o empréstimo do CadÚnico

De acordo com a Medida Provisória que define as regras para empréstimo consignado aos beneficiários do BPC, é possível comprometer até 35% da renda mensal.

Nesse sentido, 30% da renda do beneficiário poderá ser destinada para o pagamento das parcelas do empréstimo. Enquanto que 5% serão para o pagamento dos gastos com cartão de crédito consignado.

A MP já teve aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Mas, para valer de fato, é necessário aguardar a sansão do presidente Lula, que deverá ocorrer em breve. Várias instituições financeiras já demonstraram interesse em oferecer o empréstimo consignado para os inscritos no BPC. Por isso, basta apenas aguardar a assinatura do presidente para ter acesso a mais um benefício do CadÚnico.

Como receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O BPC é um benefício assistencial disponível para os idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência. Para ter direito é necessário declarar que não possui meios para prover o seu sustento com recursos próprios.

Além disso, também é preciso ter inscrição no CadÚnico com atualização em dias. Nesse sentido, é importante destacar que a atualização deve ocorrer sempre quando houver mudança em alguma informação do grupo familiar ou a cada dois anos, mesmo que não haja nenhuma mudança de dados.

Ademais, outra regra a se observar para receber as parcelas mensais do BPC é ter renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo, ou seja, até R$ 330 por pessoa.

O programa garante a renda no valor de um salário mínimo ao beneficiário. Dessa forma, funciona como uma espécie de aposentadoria para a pessoa que se enquadra nos requisitos de concessão.

Passo a passo para a solicitação

Após se inscrever no CadÚnico, o cidadão precisa fazer a solicitação o INSS. O processo é simples e totalmente online. Confira o passo a passo:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular, disponível para aparelhos Android e IOS;
  2. Em seguida, faça o login com CPF e senha. Caso ainda não possua, basta cadastrar;
  3. Depois, selecione a opção “Novo pedido”;
  4. Na sequência, clique em “Benefícios assistenciais”;
  5. Agora, escolha entre uma das opções “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”;
  6. Clique em “Atualizar”;
  7. Confira os dados de contato e altere, caso necessário;
  8. Por fim, leia as instruções da tela e envie os documentos solicitados.

Após realizar a solicitação, ela entrará em processo de análise e o cidadão poderá fazer o acompanhamento. Para conferir a solicitação, basta acessar o Portal Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento do INSS, no número 135.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.