ALERTA DO DETRAN hoje deixa brasileiros pulando de alegria

Se você está pensando em fazer a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fique atento à oportunidade oferecida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran).

No comunicado dado pelo Detran, no site é possível acessar a lista com o nome de mais de 1000 candidatos suplentes do conhecido Programa CNH Social.  Os cidadãos com o nome na lista poderão fazer a matrícula até o dia 30 de junho, diretamente pelo computador.

Neste texto, apresentamos mais informações importantes sobre essa oportunidade. Não deixe de conferir tudo!

Programa CNH Social
ALERTA DO DETRAN hoje (13/06) deixa brasileiros pulando de alegria. Foto: Getty Images.

Programa CNH Social convoca mais de mil candidatos

Os candidatos que desejam participar do Programa CNH Social são convocados em ordem de classificação com o propósito de preencher aquelas vagas que, por algum motivo, não foram ocupadas pelos candidatos da primeira fase.

Vale ressaltar que, neste ano, a primeira fase aconteceu em abril, sendo que as inscrições aconteceram entre o dia 04 e 14 e a divulgação da lista no dia 20.

Assim, todas as vagas que permaneceram em aberto foram novamente disponibilizadas para outros candidatos que desejam adquirir a primeira habilitação nas seguintes categorias:

  • A: Primeira habilitação em moto;
  • B: Primeira habilitação em carro;
  • Ou ainda, candidatos que desejam fazer a mudança para a Categoria D (micro-ônibus, ônibus e van) ou E (caminhão e/ou carreta), ou ainda adicionar a categoria A ou B à sua CNH atual.

Como funciona a matrícula para o Programa CNH Social ES?

Para que seja possível dar continuidade à sua primeira habilitação, ou mesmo fazer alterações na sua categoria atual, é preciso fazer a sua matrícula. Para isso, um passo a passo bem simples pode ser posto em prática. Veja só:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Detran ES;
  2. Em seguida, procure por “CNH Social”;
  3. Realize a sua matrícula preenchendo com as informações solicitadas e finalize o processo.

Lembrando que a data limite para a sua matrícula é até dia 30 de junho, às 23h59. Passado essa data, você não poderá mais preencher a sua matrícula. Isto é, mesmo que o seu nome esteja na lista de suplentes, é importante fazer a sua matrícula para que o processo possa ser continuado. Apenas o nome na lista NÃO garante a matrícula.

Além disso, é muito importante que você verifique se foi um dos selecionados na seleção. Isso porque o próprio Detran ES deixa claro que não entra em contato com os candidatos para dar informações sobre o processo. Essa responsabilidade de acompanhar tudo de perto e de fazer a própria matrícula é inteiramente do candidato interessando.

Por isso, é muito importante acessar o site oficial, verificar se você está na lista e fazer a sua matrícula o quanto antes.

Programa CNH Social
ALERTA DO DETRAN hoje (13/06) deixa brasileiros pulando de alegria. Foto: Reprodução.

Limite para finalizar o processo de habilitação

Outra informação importante que vale a pena frisarmos é o fato de que o processo de habilitação não pode demorar mais do que 12 meses.

Dito de outro modo, a partir do momento que o candidato inicia o processo na Autoescola, ele terá até 12 meses para finalizar a habilitação e, assim, conseguir a sua CNH ou atualização de categoria.

Fique atento a isso para não perder prazos importantes! Afinal, se você ter seu processo cancelado ou desistir da Autoescola, saiba que só poderá participar novamente do programa depois de 3 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.