COMUNICADO NACIONAL para quem coloca o CPF na nota acaba de sair hoje (14/07)

A dúvida sobre a validade de colocar o CPF na nota fiscal para aumentar o score do cartão de crédito tem sido frequente entre os consumidores. Diante disso, o Serasa esclareceu essa questão, revelando que essa prática não tem impacto direto no score.

O score é uma pontuação que varia de 0 a 1000 pontos, e quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances de obter um cartão de crédito junto aos bancos. No entanto, colocar o CPF na nota fiscal não é um fator relevante para o cálculo dessa pontuação.

Segundo o Serasa, o score é baseado em diversos fatores, como histórico de pagamento, volume de compras, relacionamento com instituições financeiras, entre outros. Embora ser um bom pagador e realizar muitas compras possa influenciar positivamente o score, o simples ato de inserir o CPF na nota não tem impacto direto nessa pontuação.

De acordo com a instituição, o mito de que o CPF na nota aumenta o score pode ter surgido pelo equívoco de associar o registro de compras ao cálculo da pontuação. No entanto, os órgãos responsáveis pelo cálculo do score não utilizam as notas fiscais para determinar o aumento ou a diminuição dessa pontuação.

Vale a pena colocar o CPF na nota?

Colocar o CPF na nota fiscal é uma prática que muitos estabelecimentos incentivam, e embora isso não tenha impacto direto no aumento do score do cartão de crédito, essa ação ainda pode trazer benefícios importantes para os consumidores.

A primeira vantagem é a possibilidade de garantir a comprovação de compra. Ao incluir o CPF na nota fiscal, o consumidor tem um registro documentado da transação realizada, o que pode ser útil em diversas situações. Essa comprovação é especialmente relevante em casos de trocas, garantias de produtos e serviços, e até mesmo para eventual comprovação de despesas em declarações de imposto de renda.

Outro ponto relevante é a participação em programas de benefícios oferecidos por algumas empresas. Em alguns casos, ao informar o CPF na nota, o consumidor acumula pontos ou créditos que podem ser utilizados em futuras compras, descontos exclusivos ou até mesmo participação em sorteios. Esses programas de fidelidade podem trazer vantagens financeiras e experiências exclusivas aos clientes.

Além disso, colocar o CPF na nota fiscal também é uma forma de contribuir para a redução da sonegação fiscal. Ao solicitar o CPF na nota, o consumidor auxilia na emissão de documentos fiscais corretos e na arrecadação de impostos. Essa prática contribui para a manutenção e melhoria dos serviços públicos, impactando positivamente a sociedade como um todo.

COMUNICADO NACIONAL para quem coloca o CPF na nota acaba de sair hoje (19/06)
COMUNICADO NACIONAL para quem coloca o CPF na nota acaba de sair hoje (19/06). Imagem: Canva

Entenda o que impacta o score

O score de crédito, uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para avaliar o perfil de crédito dos consumidores, é influenciado por diversos fatores. Entender esses elementos é fundamental para manter uma boa reputação financeira e ter acesso a melhores condições de crédito.

Um dos principais fatores que impactam o score é o histórico de pagamento. Ter um histórico pontual, com pagamentos realizados dentro do prazo e sem inadimplências, demonstra responsabilidade financeira e pode aumentar a pontuação. Por outro lado, atrasos e falta de pagamento podem prejudicar a pontuação.

Além disso, o volume de dívidas também é considerado. Ter muitas dívidas em relação à renda mensal pode indicar uma maior dificuldade em cumprir com os compromissos financeiros, o que pode diminuir a pontuação.

É importante ressaltar que cada instituição financeira pode ter seus próprios critérios de avaliação do score, levando em consideração outros fatores específicos. No entanto, manter um bom histórico de pagamento, reduzir dívidas e buscar regularizar eventuais pendências no CPF são ações que podem ajudar a elevar a pontuação e ter acesso a melhores oportunidades de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.