Aleatoriedade na rotina: Quais os riscos de não ter lista de tarefas?

Você tem trabalhado com aleatoriedade na rotina? Como está a sua agenda? Não possui uma lista de tarefas bem definida? Então talvez este seja um bom momento para pensar sobre o assunto e começar a mudar essa perspectiva.

Afinal, agir de forma automática e aleatória pode resultar em problemas na organização do trabalho. A seguir, descrevemos alguns dos motivos pelos quais isso pode acontecer. Confira.

Quais os riscos de apostar na aleatoriedade na rotina?

Os riscos de apostar na aleatoriedade na rotina são diversos. Você até pode acreditar que a rotina está apenas flexível, mas se nunca há uma organização de lista de tarefas e cronogramas, alguns problemas podem começar a entrar em cena, como por exemplo:

1. Esquecimento de entregas importantes

É muito fácil se esquecer de uma entrega importante quando não anotamos o que deve ser feito e vamos agindo com a aleatoriedade na rotina. Se você sequer sabe o que deve ser feito no dia, como poderá garantir que não deixará nada de importante para trás? Afinal, se não há uma lista de prioridades, torna-se difícil conseguir manejar tudo o que deve ser feito, não acha?

2. Prazos não cumpridos

Além de se esquecer de compromissos importantes, a aleatoriedade na rotina também pode resultar na perda de prazos. Isto é, você pode até saber que tem uma tarefa importante para fazer, mas, na prática, pode não se recordar que ela deveria ser entregue hoje e, por conta disso, pode furar prazos.

Esses furos nos prazos podem resultar em uma verdadeira bola de neve de problemas no trabalho. Fique atento.

3. Dificuldade para estabelecer hora de começar e terminar o trabalho

Se você atua com a aleatoriedade na rotina, é bem provável que não exista um expediente bem claro para os seus trabalhos, certo? Afinal, não existe lista de tarefas, então é possível começar e finalizar o dia na hora que desejar. Porém, esse tipo de postura pode resultar em duas situações:

  • Muitas horas de trabalho, capazes de levar a problemas como burnout.
  • Poucas horas de trabalho, que atrapalham o desempenho e o desenvolvimento de determinados projetos.

4. Sobrecarga de tarefas

Atuar de forma aleatória é abrir caminho para se esquecer de coisas importantes e prazos, como vimos acima. Essa aleatoriedade pode resultar, mais tarde, em uma sobrecarga de tarefas, quando você pode se dar conta de que se esqueceu de algo e, mesmo sendo tarde, precisará trabalhar ainda mais em um mesmo dia, a fim de concluir o prometido.

5. Problemas na imagem profissional

Por fim, os equívocos cometidos por conta da aleatoriedade na rotina podem manchar a sua imagem profissional. Até porque, convenhamos, quem sempre perde prazos ou se esquece de algo importante não é bem visto no mercado de trabalho, concorda?

Sendo assim, considere elaborar uma rotina um pouco mais estruturada para você, priorizando o que é prioridade, elencando as tarefas em uma sequência interessante e garantindo que os prazos sejam cumpridos.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.