Pensamentos bagunçados: você pensa dessa forma?

Muitas pessoas podem sentir que têm pensamentos bagunçados e, por isso, acabam sendo desorganizadas nas mais diversas esferas da vida.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo com o intuito de lhe ajudar nessa empreitada de reorganizar os pensamentos, sonhos e ideias. Acompanhe e boa sorte na sua autodescoberta!

Você sente que tem pensamentos bagunçados?

Antes de qualquer coisa, faça uma autoanálise da sua situação atual: você sente que tem pensamentos bagunçados? Por que se sente dessa forma? Isso acontece em todas as circunstâncias, ou não? Analisar, com atenção, é muito importante para conseguir organizar e descansar a mente.

Afinal, pode ser que você se dê conta de que os pensamentos mais desorganizados surjam diante de gatilhos específicos. Ao entender isso, torna-se possível buscar ferramentas para lidar diretamente com o gatilho.

Como lidar com os pensamentos bagunçados?

Se você tem notado uma certa recorrência nos seus pensamentos bagunçados, então é hora de dar uma atenção a mais para si mesmo, concorda? Veja algumas dicas que podem vir a ser úteis para o seu caso:

1. Coloque-os no papel

Inicie colocando as suas ideias e pensamentos no papel. Não precisa fazer sentido, pois você pode ir apenas “despejando” o que lhe vem à mente, sem censura. Esse tipo de comportamento pode lhe ajudar a esvaziar o seu cérebro, além de lhe trazer uma visão mais clara do que se passa em sua mente.

Às vezes, os pensamentos bagunçados estão desorganizados pois é um pouco difícil colocar certas coisas em palavras. E quando nos esforçamos para escrever o que pensamos, a tendência é que as palavras escritas nos ajudem a identificar e organizar os pensamentos.

2. Analise o que são tarefas e as execute em forma de lista

Depois que “despejar” tudo no papel ou no computador, comece a analisar o que você precisa executar do que foi escrito.

Por exemplo, se no meio da sua tempestade de ideias você escreveu “arrumar minha agenda”, “organizar minha casa” ou quaisquer outros tipos de tarefas, é hora de criar um checklist para elas!

Para isso, estipule prazos e prioridades de acordo com o que foi escrito e comece a executar.

3. Dê mais atenção aos seus sentimentos e emoções

Dê uma atenção a mais para as suas emoções e sentimentos, pois muitas vezes os pensamentos bagunçados aparecem porque tentamos negligenciar coisas importantes.

Sendo assim, não tenha medo de chorar, de pensar sobre o que você sente e tampouco de desabafar com alguém de confiança. Tudo isso pode ser muito valioso para a reorganização mental.

4. Faça psicoterapia

Na psicoterapia você também receberá um suporte a mais para lidar com a sensação de pensamentos bagunçados. Além de que, claro, você começará a colocar as ideias em palavras e poderá entendê-las cada vez mais. Faça o teste.

5. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento, assim como a psicoterapia, também pode lhe ajudar a se entender melhor. E quando você se entende, passa a escutar com mais clareza os seus pensamentos bagunçados, podendo organizá-los à medida que o tempo passa.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil na sua autodescoberta. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.