Confira dicas exclusivas de como usar água oxigenada na limpeza

Saiba como otimizar a sua faxina com o auxílio da água oxigenada

Você sabe como usar água oxigenada na limpeza? Então, com as nossas dicas incríveis, você vai conseguir deixar sua casa muito mais livre de germes. Aliás, a água oxigenada além de limpar os ferimentos, é excelente para a limpeza da casa. Então, veja neste artigo os mais diversos usos da água oxigenada na hora da faxina.

Para o que serve a água oxigenada?

Você sabia que tem como usar água oxigenada na limpeza? A água oxigenada é a forma popular que chamamos de peróxido de hidrogênio, também conhecido quimicamente por H2O2, dissolvido em água.

É conhecida como um antisséptico de cortes e ferimentos, entretanto não é indicado que seu uso seja feito em domicílio para tratar feridas, pois pode acabar retardando o processo de cicatrização. O ideal é sempre buscar atendimento profissional especializado.

Porém a ciência garante outros usos saudáveis para o produto, tais como:

  • Limpador de sujeiras profundas;
  • Degermante de frutas e legumes;
  • Limpa alumínio;
  • Limpa vidros;
  • Removedor de calosidades. 

Por que a água oxigenada é tão boa para a limpeza?

Como o próprio nome já diz, a água oxigenada contém uma molécula a mais de oxigênio. Isso o transforma em um poderoso oxidante, tornando o peróxido de hidrogênio um limpador potente e versátil. 

Além do que, graças à sua rápida decomposição em contato com o ar ou com a água, se torna mais seguro e menos agressivo ao meio ambiente, em relação a produtos químicos como cloro e desinfetantes. 

Como utilizar a água oxigenada na limpeza?

Há diversas formas de se usar água oxigenada na limpeza com bons resultados. Então, para eliminar mofo ou bolor da máquina de lavar louças, experimente borrifar por todo o interior da máquina. Aliás, borrife na borracha de vedação onde fica mais tempo úmido após cada ciclo de lavagem. Essa umidade juntamente com os restos minúsculos de resíduos das lavagens formam colônias de bactérias nocivas à saúde. 

Essas mesmas colônias de bactérias foram encontradas nas esponjas de lavar louças. Dessa forma, para que a descontaminação aconteça, é preciso pingar algumas gotas sobre a esponja e sobre a pia para garantir uma limpeza total. 

Opções de limpeza com a água oxigenada

Ainda na cozinha, podemos facilmente contar com a ação degermante do peróxido de hidrogênio também na geladeira e na lata de lixo.

A água oxigenada funciona como um polidor na lavagem de aços e alumínios. Dessa forma, para a remoção de crostas de sujeiras mais antigas, experimente um molho de água oxigenada e bicarbonato de sódio por algumas horas. É incrível o poder de limpeza desta combinação.

Para trazer de volta a transparência dos vidros e box da casa, utilize água oxigenada no lugar do detergente e aprecie o resultado. 

Já no vaso sanitário, a água oxigenada remove o fundo amarelado deixando limpinho novamente.  

Água oxigenada em limpezas delicadas

Você pode deixar seus pincéis de maquiagem e demais itens de uso fácil de molho após lavados em uma solução de 1 colher de água oxigenada volume 3 e 1 litro de água. Aliás, esta mesma solução serve para tirar os germes da sua escova de dentes. 

Água oxigenada na degermação e aumento da vida útil dos alimentos

Alguns vegetais tendem a adquirir um aspecto escurecido dentro da geladeira, sem falar que muitas vezes sua durabilidade é reduzida.

Mas você pode fazer algo para que isso não aconteça. Assim, você pode guardar seus vegetais e frutas limpos e protegidos por mais tempo na geladeira. Então, siga estes passos:

  • Coloque os vegetais e frutas em uma bacia cobertos com água;
  • Acrescente 2 colheres de água oxigenada para cada litro de água;
  • Aguarde 30 minutos, seque e guarde. 

Água oxigenada no jardim

Água oxigenada no jardim - Reprodução Canva
Água oxigenada no jardim – Reprodução Canva

Os jardineiros já sabem desse segredo e agora você ficará sabendo também. A água oxigenada ajuda a amolecer o revestimento de sementes mais duras, acelerando sua germinação e potencializando o rendimento da planta. Então, para este resultado, você precisa mergulhar as sementes por 20 minutos antes de plantá-las. 

Ainda no jardim, a água oxigenada serve como repelente para alguns fungos. Dessa forma, dilua 1 colher de água oxigenada para cada litro de água e pulverize sua plantação.

Usos que foram desaconselhados pela ciência 

Com o passar do tempo, os estudos vão se modificando, novidades vão surgindo e chegam-se em diferentes conclusões. Dessa forma, o uso da água oxigenada para algumas funções foi desaconselhado devido a ter mais efeitos colaterais do que benefícios.

É o caso do uso para lavar ferimentos, pois identificou atrasos na cicatrização em decorrência da sua composição. Aliás, para o tratamento da acne, pelo mesmo princípio. Dessa forma, agora que você já sabe como fazer bom uso da água oxigenada, use e abuse do seu poder.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.