Como ajudar um colega com depressão?

Ajudar um colega com depressão pode ser bastante desafiador, uma vez que estamos diante de um caso no qual o acompanhamento profissional é indispensável. Além disso, em se tratando de uma questão de saúde mental, não podemos deixar de considerar o fato de que cada situação é única, o que também exige um olhar delicado para cada caso.

Por isso, não estamos aqui para criar um passo a passo de como “curar” ou mudar algo na vida do seu colega, mas, sim, queremos apenas apresentar algumas ações, empáticas e respeitosas, que podem ser válidas nessas situações. Acompanhe e saiba mais.

Como ajudar um colega com depressão?

Existem diversas atitudes que podem ser colocadas em prática na hora de ajudar um colega com depressão, contudo, precisamos partir da premissa de que não devemos invadir a subjetividade e a privacidade alheia. Isto é, não é porque uma pessoa tem depressão que nós estamos autorizados a ficar questionando sobre a vida pessoal com o intuito de “ouvi-la”, por exemplo.

Mostrar disponibilidade, sem forçar que a pessoa se abra e desabafe, é algo mais respeitoso. Lembre-se de que, afinal, estamos diante de um indivíduo com desejos e limites pessoais, que não devem ser ultrapassados apenas porque acreditamos que temos “boas intenções”.

Portanto, certifique-se de apoiar o seu colega, demonstrar disponibilidade, mas sempre respeitando o espaço dele. Abaixo, apresentamos outras considerações relevantes:

1. Acolher e ouvir as emoções

Demonstrar disponibilidade para ouvir e acolher as emoções é algo bem interessante. Você pode dizer que está ao lado dele, por exemplo, nos momentos mais difíceis. Porém, cuidado com as promessas que não podem ser cumpridas! Isto é, dizer que sempre estará com ele nos momentos difíceis, mas demonstrar impaciência durante um desabafo, pode ser bastante ruim.

2. Jamais invalidar o que o outro sente

Nunca diminua o que a outra pessoa está dizendo. Infelizmente, embora algumas pessoas procurem formas de ajudar um colega com depressão, outras invalidam o problema dizendo que é “frescura” ou drama. Jamais tenha esse tipo de postura! A depressão não é frescura. É um transtorno de humor que deve ser tratado.

3. Estimular hábitos saudáveis

Estimular hábitos saudáveis, como convidar para ir almoçar em um local que oferece comida saudável, ou convidar o colega para uma caminhada no fim de tarde, também são ações bem interessantes. Isso porque os hábitos saudáveis contribuem para o equilíbrio da saúde mental, podendo reduzir, em alguns casos, os sintomas de depressão.

4. Cuidar com a positividade tóxica

Esteja atento à postura de positividade tóxica para não adotá-la. Isto é, dizer o tempo todo “veja pelo lado bom” ou “existem problemas piores” é algo que invalida as emoções do outro, fazem com que ele possa se sentir fraco, e ainda o compara com outros indivíduos. Jamais faça isso, mesmo que com boas intenções.

5. Incentivar a busca por psicólogo e psiquiatra

Sempre que possível, incentive a busca por psicólogo e psiquiatra. Afinal, o atendimento especializado pode fazer toda a diferença no combate à depressão, e é muito importante que os profissionais façam parte da trajetória do indivíduo para evitar o agravamento do problema.

Ao incentivar a busca pela ajuda profissional, você estará ajudando o seu colega de uma maneira genuína e responsável. Pense nisso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.