AgroResidência: programa seleciona projetos da aquicultura

O Programa AgroResidência abriu o primeiro edital para seleção de projetos da aquicultura, de acordo com informações oficiais do Mapa. Saiba mais!

O Programa AgroResidência abriu o primeiro edital para seleção de projetos da aquicultura, de acordo com informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

AgroResidência: programa seleciona projetos da aquicultura

As instituições de ensino público federais interessadas poderão enviar as propostas no período de 1º a 22 de agosto de 2022, destaca a recente divulgação oficial. Está aberto o primeiro edital de chamamento público, no âmbito do AgroResidência, o Programa de Residência Profissional Agrícola, destinado à seleção de propostas de projeto para atuação específica junto à cadeia de aquicultura. 

A iniciativa é coordenada em conjunto pelas secretarias de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) e de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Público-alvo do Programa AgroResidência

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) explica que o Programa AgroResidência destina-se à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, apoiando projetos de residência elaborados e coordenados por instituições de ensino de todo o país, voltadas para a qualificação técnica dos estudantes, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho e assim, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

As instituições de ensino, vinculadas à Administração Pública Federal, poderão enviar as propostas à Comissão de Seleção e Avaliação de Projetos, em formato PDF, para o endereço eletrônico “programa.residencia@agro.gov.br”, com a designação do assunto no e-mail “Edital 01/2022 (indicar o nome da instituição)” de meia-noite do dia 1º de agosto às 23h59 do dia 22 de agosto de 2022, conforme o edital.

Mais informações sobre o chamamento público poderão ser solicitadas ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/ SAF/ Mapa), através do endereço do mesmo e-mail: programa.residencia@agro.gov.br. As propostas selecionadas terão direito a financiamento estimado de R$ 1 milhão, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Recursos

Os recursos deverão ser usados para custeio das bolsas de residentes, professores orientadores e despesas com a participação dos alunos residentes, professores orientadores, técnicos orientadores e de colaboradores eventuais em reuniões, oficinas, seminários, congressos e afins.

De acordo com a definição oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Residência Profissional Agrícola se caracteriza pela inserção dos residentes por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.

O programa visa ainda aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos do setor produtivo agrícola, destaca a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.