Adesivo anticoncepcional: Como usar corretamente

adesivo anticoncepcional apresenta uma proteção contra gravidez de até 99%, além de ser uma forma mais prática de impedir a concepção. Afinal, a mulher não precisará tomar a pílula diariamente, mas sim, apenas trocar o adesivo a cada 7 dias.

Porém, é preciso aplicar o adesivo corretamente, a fim de impedir que ele fique danificado e acabe não proporcionando a proteção ideal.

Considerando isso, fizemos um breve guia para que você aprenda a aplicar o seu primeiro adesivo anticoncepcional e assim postergue as suas chances de ficar grávida. Acompanhe abaixo.

Como usar o adesivo anticoncepcional?

Para que o seu adesivo funcione de uma maneira eficaz, é preciso seguir as recomendações dadas pelo seu médico e pela própria embalagem do produto. Além disso, você pode se atentar para as seguintes considerações:

1- A data ideal para iniciar

Quando você for usar o seu adesivo pela primeira vez, certifique-se de aplicá-lo logo no primeiro dia da menstruação. Ou seja, se você ainda não estiver menstruada, aguarde o primeiro dia do seu período para aplicar o adesivo sobre a pele.

2- Limpeza da pele e região a ser aplicada

Você deve escolher uma região do corpo que não apresente dobras de pele, pois isso poderia enrugar o adesivo e posteriormente descolá-lo. Além disso, atente-se para uma área que não sofra com a roupa apertada, para garantir a funcionalidade do seu anticoncepcional.

Vale salientar que você precisa deixar o adesivo em uma região visível para você, pois assim é possível observar se o anticoncepcional está íntegro e funcionando. Caso ele esteja descolando, manchado, enrugado ou com uma aparência muito diferente, procure trocá-lo por um novo e evite relações sexuais sem proteção durante 7 dias.

Contudo, ao escolher o local de aplicação você deverá fazer uma limpeza da pele com água e sabão neutro. Seque bem e certifique-se de que não há nenhum resíduo de cosmético na região em que o adesivo anticoncepcional será aplicado. Depois é só colá-lo com cuidado, sem dobrar e sem deixar sujidades entrarem em contato com a cola.

3- Observar a integridade do adesivo e cuidados importantes

Passado os dias, você deverá manter uma atenção especial ao seu adesivo anticoncepcional. Afinal, é importante que ele mantenha-se bem colado e com a aparência inicial. Além disso, você não deve aplicar cosméticos sobre o adesivo, pois isso pode fazer com que ele se descole.

Entretanto, os banhos podem ser tomados na temperatura que você gosta, ou seja, o adesivo não irá atrapalhar a sua higiene.

4- Trocar o adesivo

Passado os primeiros sete dias, você deverá descolar este adesivo e aplicar outro. Lembre-se de aplicar em uma nova região, para não deixar a pele irritada. Da mesma forma, escolha uma região de acordo com as recomendações que demos no item dois.

Depois que você trocar o adesivo três vezes consecutivas, dê uma pausa de sete dias e recomece tudo outra vez.

Como funciona o adesivo anticoncepcional?

Diferente do que acontece com a pílula anticoncepcional, onde a mulher consome os hormônios por via oral, o adesivo irá liberá-los sobre a pele, fazendo com que o tecido cutâneo os absorva e os entregue na corrente sanguínea. Assim, mantém o método contraceptivo funcionando sem a necessidade de ingerir a pílula diariamente.

  • Importante: Este método não protege a mulher contra doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha ainda é indispensável. Proteja-se!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.