Depressões geográficas: Entenda tudo para o Enem 

Depressões geográficas consistem em unidades de relevo que em grande parte são rebaixadas. Elas possuem altitudes na faixa entre 100 m e 500 m, classificadas entre relativas e absolutas. 

Por isso, sua principal característica é o seu nível de altitude. Ademais, conta com uma superfície plana, apresentando irregularidades, ou seja, bastante acidentada e com inclinações. 

Além disso, as depressões geográficas ocorrem por causa de desgastes provocados por intermediários erosivos que acabam modelando o relevo. 

O tema poderá surgir em questões dos vestibulares e do Enem, por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto. 

Depressões geográficas: Como elas se formam

Elas ocorrem através de processos erosivos, por isso em suas bordas encontram-se bacias sedimentares. 

Ademais, o desgaste natural dessas bacias ocorre por meio de agentes modeladores do relevo, fatores fundamentais para o aparecimento das depressões. 

Todavia, esse modelo de relevo também ocorre pela formação de afundamentos das áreas devido às forças do interior do planeta. 

Classificação 

Classifica-se como depressões geográficas:

  • Depressões relativas: Áreas de depressão que possuem nível altimétrico maior que o nível do mar, entretanto, com altitudes inferiores das áreas próximas, como por exemplo a Depressão Cuiabana. 
  • Depressões absolutas: Áreas que possuem altitudes mais baixas que o nível do mar. Exemplo: Mar Cáspio na Europa e Ásia. 

Além disso, sua classificação poderá acaba dividida de acordo com a sua localização; veja:

  • Periféricas: Presentes em locais que possuem contato entre bacias sedimentares e núcleos cristalinos como a Depressão Paulista em São Paulo.
  • Marginais: Localizadas em áreas de origem sedimentar, como por exemplo a depressão Sul-Amazônica. 
  • Interplanálticas: Localizadas em altitudes mais baixas que os planaltos ao seu redor como a Depressão Sertaneja e do São Francisco. 

Vales e Crateras

Considera-se vales e crateras como modelos de depressões geográficas. Afinal, a cratera fica localizada em altitudes mais baixas que os territórios ao seu redor. 

Já no caso dos vales eles apresentam encostas em seus limites. Além disso, pode-se encontrar cursos d’água no fundo dos vales, fato que corrobora para a formação desse tipo de relevo. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Depressões Geográficas?

Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os 3 tipos de rochas existentes

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.