Como abordar a depressão no trabalho?

Abordar a depressão no trabalho é uma das formas de conscientizar os colaboradores, produzir informações que incentivam os cuidados com a saúde mental, entre outros pontos relevantes.

Porém, não basta apenas falar de qualquer forma sobre o assunto… O ideal é ter uma comunicação assertiva na hora de colocar em palavras a importância dos cuidados com a saúde mental. Para tanto, trouxemos, neste texto, dicas que podem servir de reflexão sobre as ações que a sua empresa pode colocar em prática.

Como abordar a depressão no trabalho?

É muito importante que a sua empresa, na hora de abordar a depressão no trabalho, trate da temática com um viés científico e qualificado. Isto é, cuidado com os discursos prontos que vemos sobre a temática, pois muitos deles se baseiam no senso comum e podem deslegitimar o que a pessoa realmente está vivendo.

Por isso, aconselhamos que você sempre leve em conta a atuação de profissionais da saúde mental na hora de preparar campanhas e informativos sobre o assunto.

A seguir, descrevemos algumas ações que podem ser relevantes:

1. Palestras com foco no tema

As palestras, feitas por profissionais qualificados, podem ser um caminho bastante promissor na hora de abordar a depressão no trabalho. No entanto, lembre-se de investir na montagem de palestras que instiguem a curiosidade, tragam conhecimentos novos e promovam a interação do público, para não tornar o momento muito maçante e até monótono.

2. Informativos impressos e on-line

Os informativos também podem fazer parte do cotidiano dos colaboradores. Esses informativos podem ser impressos e pendurados nos corredores da empresa, com informações sobre sintomas, tratamento e onde encontrar ajuda para quadros depressivos; bem como podem ser enviados pelos canais oficiais de comunicação da empresa.

Lembrando que é importante considerar que um profissional qualificado faça a escrita dos informativos, para aumentar a credibilidade do conteúdo veiculado e evitar informações errôneas e não científicas etc.

3. Momentos de discussão e troca de ideias com especialistas

As rodas de conversa, em momentos específicos para tal atividade, também podem ser usadas na hora de abordar a depressão no trabalho. Você pode convidar um profissional da saúde para conversar com os colaboradores de cada setor, por exemplo. Assim, é possível criar uma comunicação mais próxima e com um menor número de participantes, o que pode instigar na hora de tirar dúvidas, pois algumas pessoas podem se sentir tímidas diante de tantos outros colaboradores.

4. Incentivar os hábitos saudáveis como fator preventivo

Incentivar os hábitos saudáveis também é uma forma de promover saúde mental e auxiliar na prevenção de quadros depressivos. É o caso de bonificar quem vai trabalhar a pé ou de carro, por exemplo, bem como oferecer momentos para praticar exercícios na empresa, fazer pausas saudáveis, etc.

5. Esclarecer onde a pessoa pode buscar ajuda

Além de abordar a depressão no trabalho, lembre-se de oferecer esclarecimento quanto aonde a pessoa pode buscar ajuda. Por exemplo, falar sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV – 188) como um meio para se comunicar com especialistas e falar sobre como a pessoa se sente é um dos primeiros passos que ela poderá dar na hora de buscar suporte profissional.

Ofereça informações que estimulem a saúde mental!

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