Como proteger a saúde mental no trabalho?

Proteger a saúde mental no trabalho é importante para manter a qualidade de vida e a saúde como um todo. Afinal, o trabalho tem um papel muito importante em nossas rotinas, e se não cuidarmos da nossa saúde neste ambiente, possivelmente sofreremos com impactos em diversas esferas de nossas vidas.

Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e refletir conosco sobre o tema.

Como proteger a saúde mental no trabalho?

Existem pequenas medidas que, quando colocadas em prática efetivamente, contribuem para uma maior proteção da saúde mental no ambiente de trabalho. Descrevemos algumas delas a seguir para que você reflita conosco sobre isso. Veja:

1. Faça pausas estratégicas

Fazer pausas ao longo do dia é uma das formas de proteger a saúde mental no trabalho, especialmente quando nos sentimos diante de um gatilho muito forte de estresse.

Assim, é possível descansar a mente por alguns minutos para não se levar ao limite, protegendo o bem-estar.

Além dessas situações, as pausas estratégicas ajudam a manter a mente mais descansada, ativa e até mesmo produtiva, pois proporciona pequenos momentos de descanso e descontração que podem fazer a diferença no dia a dia.

2. Não aceite demandas além dos seus limites pessoais

Aceitar demandas acima daquilo que cabe na sua agenda e no seu dia a dia é algo que pode atrapalhar o seu bem-estar e até mesmo ocasionar situações de esgotamento.

Por conta disso, se você quer realmente proteger a saúde mental no trabalho, não aceite demandas que ultrapassem os seus limites.

3. Cultive boas relações

Cultivar boas relações no ambiente de trabalho também é interessante. Afinal, ter problemas com os colegas de trabalho, fazer parte de rodas tóxicas de fofocas, entre outras situações negativas, pode tornar o ambiente menos agradável e mais desgastante, concorda?

Por isso, criar relações equilibradas, com auxílio mútuo, e que respeite os limites e espaços de cada um, são boas ações que podem ser colocadas em prática.

4. Mantenha a sua agenda organizada

Você sabia que a organização da sua agenda também pode ajudar a proteger a saúde mental no trabalho? Isso porque quando não temos uma agenda organizada, podemos acabar sobrecarregando o nosso dia, ou perdendo prazos importantes – o que pode gerar estresse, ansiedade, etc.

Sendo assim, manter uma rotina que se baseie em uma agenda organizada é um bom caminho para evitar excessos, frustrações e estresses.

5. Foque em um passo de cada vez

Focar em um passo de cada vez, respeitando a sua agenda, pode ajudar na hora de cuidar da sua saúde mental.

Quando ancoramos a nossa atenção no aqui e agora, podemos reduzir os níveis de ansiedade, já que não estaremos ancorando os nossos pensamentos no que deve ser feito a seguir.

Além disso, o ato de focar em um passo de cada vez nos ajuda a viver o momento presente de forma mais plena, o que pode ser bem interessante e agradável.

Você já experimentou voltar a sua atenção para o que está à sua volta e acontecendo neste exato momento? Faça o teste e veja como isso pode ajudá-lo a concluir cada etapa de trabalho com mais tranquilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.