Muito trabalho e pouco resultado: O que fazer?

Não é raro vermos pessoas dizendo que têm muito trabalho e pouco resultado. Essa situação pode estar associada a muitos fatores, como falta de organização, dificuldade para negar trabalhos ruins, e muitos outros pontos.

Pensando nisso, trouxemos uma lista de considerações que podem ajudá-lo a minimizar esse tipo de problema. Acompanhe e saiba mais!

O que fazer quando se tem muito trabalho e pouco resultado?

Apesar de não haver uma receita de como lidar com o problema de ter muito trabalho e pouco resultado, podemos refletir sobre algumas situações que tendem a contribuir para que esse tipo de problema ocorra. Veja a seguir:

1. Rever as prioridades

Um bom ponto de partida é começar a rever as suas prioridades atuais. Será que você está priorizando aquilo que pode, realmente, trazer a sensação de dever cumprido e de produtividade? Reflita sobre isso.

Às vezes, acabamos dando atenção para atividades e demandas que nem são tão importantes assim, prejudicando os nossos resultados por conta disso. Por isso, avalie até que ponto a sua agenda está organizada de verdade, com base em boas prioridades.

2. O que seria muito resultado?

Outro ponto que merece atenção é: o que, de fato, seria um bom resultado? Afinal, podemos até pensar na premissa de estar vivendo o problema de muito trabalho e pouco resultado, mas, o que seria ter muito resultado?

Analisar isso com atenção pode ajudá-lo a perceber que pequenas mudanças no cotidiano já poderiam ajudá-lo a atingir esse “grande resultado”.

3. Metas e objetivos que façam sentido

Com base no que seria ter um bom resultado, faça novas metas e objetivos para a sua rotina. Dessa maneira, haverá um norte mais claro para o que deve ser feito, reduzindo essa sensação de ter muito trabalho e pouco resultado.

4. Estudo e implementação de métodos

Se você percebe que algumas atividades tem sobrecarregado a agenda e atrapalhando os seus resultados, comece a estudar a viabilidade de implementar métodos diferentes. Isso porque pode ser que você sinta que está “trabalhando muito” e tendo pouco resultado por, simplesmente, não estar usando os métodos que otimizam tempo e mão-de-obra.

Hoje, existem muitas ferramentas que podem nos ajudar a organizar a demanda de trabalho de forma mais efetiva, evitando o acúmulo de atividades mais, digamos, “braçais”. Analise isso e encontre métodos que possam ajudá-lo.

5. Dificuldade para dizer “não”

Por fim, outro ponto que deve ser avaliado é com a sua capacidade de dizer “não” no dia a dia de trabalho. Você sente que consegue negar quando necessário? Ou tenta agradar a todos, o tempo todo, a ponto de aceitar todas as demandas, mesmo quando sente que ela não cabe na sua agenda e apenas sobrecarregará a sua rotina? Pense sobre isso.

Saber dizer “não” para demandas que são ruins e que não cabem no escopo do nossa atividade laboral é de suma importância para não mergulhar em excessos que causem a sensação de muito trabalho e pouco resultado. Cuide com isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.