O que prejudica a saúde mental no trabalho?

Infelizmente, às vezes, colocamos em prática algumas atitudes que fazem mal no dia a dia, o que prejudica a saúde mental no trabalho. Por isso, conhecer quais são essas possíveis ações e encontrar formas de contorná-las pode ser um bom caminho. A seguir, descrevemos algumas considerações para que você reflita com a gente. Acompanhe:

O que prejudica a saúde mental no trabalho?

Saber o que prejudica a saúde mental no trabalho é essencial para criarmos uma rotina que respeite os nossos limites e proteja o nosso bem-estar. Veja algumas atitudes que podem estar roubando a sua saúde mental no ambiente de trabalho e considere priorizar mais a sua saúde:

1. Prazos desorganizados

Os prazos desorganizados podem sobrecarregar a sua agenda e o seu dia de trabalho. É o caso de descobrir, em cima da hora, que precisa desenvolver um trabalho extremamente importante e, por isso, tem que “correr contra o tempo” para conseguir concluí-lo.

Esse tipo de falta de organização pode tornar corriqueiras essas situações de “apagar incêndio”, ocasionando efeitos negativos no seu bem-estar. Afinal, quem é que gosta de ter que correr contra o tempo por ter se esquecido de algo importante que deveria ter sido feito? Pois é!

2. Excesso de atividades

Ninguém é de ferro ou super-herói. Todas as pessoas têm limites, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Sendo assim, o excesso de atividades também pode ser considerado como o algo que prejudica a saúde mental no trabalho.

Se você costuma aceitar todas as demandas, sem pensar no quanto isso irá desgastar a sua energia e saúde, fique atento! Esse hábito pode estar prejudicando o seu bem-estar.

3. Tentar agradar a todo mundo

Buscar formas de agradar a todo mundo no ambiente de trabalho é perigoso. Primeiro porque você pode começar a se “anular”  para se encaixar nas expectativas alheias. Segundo porque é impossível conseguir agradar a todo mundo – ou seja, é um trabalho e uma sobrecarga em vão.

Nem sempre iremos agradar as pessoas à nossa volta, e tudo bem! Cada ser humano é único e possui os seus próprios pontos de vista que devem ser respeitados – desde que não desrespeitem ninguém, claro.

Portanto, parar de querer agradar a todos e tentar ser mais autêntico e sincero consigo mesmo pode promover uma sensação de “liberdade” um pouco maior.

4. Não conhecer os próprios limites

Não conhecer os próprios limites pode fazer com que você se exponha a situações completamente desgastantes.

Vamos supor que você consegue escrever dois relatórios por dia. Porém, nunca analisou essa quantidade e, por isso, acaba por aceitar entregar três por dia. Consequentemente, estará ultrapassando os seus limites e levando-se a uma sobrecarga de atividades.

Sendo assim, sugerimos que você pratique o autoconhecimento e atente-se aos seus próprios limites, respeitando-os.

5. Buscar perfeição

Ficar em busca da perfeição em tudo o que é feito é mais uma das coisas que não podem faltar na nossa lista do que prejudica a saúde mental no trabalho.

Afinal, a perfeição não existe, logo, persegui-la é em vão e apenas desencadeia sensações de frustração.

Fique atento a isso e cuide da sua saúde mental no trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.