A relevância do capital de giro na rotina do negócio

Entenda o que é capital de giro e como saber se a sua empresa precisa dele. Confira estes e outros pontos relevantes na administração do seu negócio!

Necessidade de capital de giro

Entenda o que é capital de giro e como saber se a sua empresa precisa dele. Confira estes e outros pontos relevantes na administração do seu negócio.

O que é capital de giro?

Quando as empresas iniciam suas atividades, primeiramente é necessária toda a estruturação das atividades operacionais, ou seja, todos os bens necessários para que a empresa possa iniciar suas operações. O segundo investimento, que é feito no caixa da empresa, é o que chamamos de capital de giro, pois é o dinheiro que ficará disponível para arcar com as despesas do dia a dia.

São os recursos financeiros utilizados nas necessidades cotidianas que permitem que a empresa garanta a continuidade de suas operações. Ou seja, para garantir o pagamento dos fornecedores, os recolhimentos dos tributos, pagamentos relativos à folha de pagamento, entre demais despesas que se façam necessárias para que a empresa não pare suas operações.

Por que é tão importante?

Muitas vezes a importância do capital de giro é subestimada, porém sua importância se dá por ser o principal recurso que mantém o negócio em funcionamento.

Como saber se a minha empresa precisa de capital de giro?

Para conseguir calcular a necessidade de capital de giro, é preciso conhecer os prazos médios de pagamento e recebimento do seu negócio.

O prazo médio pagamento é o tempo que decorre entre a data da compra e o pagamento ao fornecedor, ou seja, é o prazo de faturamento que o seu fornecedor oferece.

Da mesma maneira, o prazo médio de recebimento é o tempo decorrente entre a venda e o recebimento dessa respectiva venda. Ou seja, é o período de faturamento que você oferece aos seus clientes.

Fórmula para calcular a necessidade de capital de giro

A necessidade de capital de giro (NCG) será conhecida através da fórmula:

NCG = PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO – PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO

sendo assim,o resultado dessa fórmula será expresso em dias e evidencia o período em que não há entrada no caixa da empresa.

Como interpretar esse resultado?

O ideal é que a empresa não use os recursos próprios. Dessa maneira, a empresa estará sempre sendo financiada pelos recursos advindos dos clientes. Ou seja, o ideal é que primeiro a empresa receba do cliente para pagar os fornecedores.

Caso o prazo médio de pagamento seja maior que o prazo médio de recebimento, a empresa não tem grande necessidade de capital de giro. Entretanto se a situação for oposta, e o pagamento dos fornecedores ocorrer antes do recebimento por parte dos clientes, a empresa precisará de um volume de capital de giro maior. Já que a rotina está sendo financiada pelo capital próprio (dinheiro aportado pelos sócios). Sendo assim, quanto menor for o resultado desse cálculo, melhor será para a saúde financeira da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.