Zumbi dos Palmares: Resumo para Enem e vestibular

Zumbi dos Palmares é um das figuras mais renomadas da história do Brasil e por isso aparece constantemente em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares do país. 

Aprender sobre essa figura e a sua importância histórica é fundamental para se dar bem nas provas. Selecionamos pontos cruciais de sua jornada para você estudar, veja! 

Zumbi dos Palmares: Vida

Líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência do Brasil,  Zumbi dos Palmares (1655 – 1695) possuía grandes habilidades de guerreiro, além de ser um exímio estrategista de guerrilha. 

Por conta disso, conseguiu adquirir respeito e admiração dos quilombolas. Assim como um grande símbolo da luta pelo fim da escravidão colonial. 

Dentre as suas principais lutas podemos citar a não admissão da dominação branca sobre os negros e a sua forte liderança. 

Além disso, Zumbi era filho da princesa Aqualtune dos Jagas e sobrinho do líder Ganga Zumba. Por isso, possuía fortemente em seu DNA tradições de guerreiros. 

Na juventude ele acabou sendo capturado e entregue a supervisão do Padre Antônio Melo, onde foi alfabetizado e catequizado. 

Liderança no Quilombo dos Palmares

Aos 15 anos, Zumbi consegue uma fuga bem sucedida e retorna para o Quilombo dos Palmares. Posteriormente em 1675, consegue ser um dos destaque de uma batalha sangrenta contra portugueses, mostrando sua enorme habilidade de guerreiro. 

Mais tarde, em 1680 ele se torna o líder do Quilombo dos Palmares substituindo seu tio Ganga Zumba. E coloca em prática de uma vez uma revolta contra o governo colonial de Portugal. 

Para contra golpear, a coroa portuguesa recorre aos serviços dos bandeirantes Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo para acabar com Zumbi e o Quilombo. 

Dessa forma, no ano de 1694, eles conseguem invadir e destruir a capital do Quilombo dos Palmares. Zumbi consegue êxito em sua fuga, no entanto acaba muito ferido pela tropa portuguesa. 

Morte

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares acaba sendo traído por um de seus colegas que entrega o local de sua estadia. Desse modo, ele acaba morto pelo capitão Furtado de Mendonça.

O líder do Quilombo dos Palmares, teve sua cabeça decepada e exposta em praça pública para pôr fim a qualquer admiração a sua figura. 

No dia 20 de novembro, como uma forma de relembrar e  homenagear a figura de Zumbi dos Palmares e sua luta pela fim da escravidão criou-se o Dia da Consciência Negra. 

E então, gostou de saber mais sobre Zumbi dos Palmares?

Não deixe de ler também – Quilombo dos Palmares: Conheça sua história e força política

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.