A Relevância da Análise do Currículo Para a Entrevista de Emprego

A relevância de se direcionar durante uma entrevista de emprego

É muito importante que o candidato se direcione assertivamente em uma entrevista de emprego, independentemente se essa entrevista ocorrer de maneira presencial ou online.

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode ser um fato gerador de ansiedade e nervosismo porque muitas pessoas não sabem lidar com o fato de estarem sendo avaliadas.

No entanto, é muito importante que o candidato tenha ciência de que muitos pontos referentes à ansiedade são relevados pelo profissional da área de recrutamento e seleção.

Não fique aquém do seu potencial durante o processo seletivo

Todavia, quando o candidato se atenta a alguns pontos importantes e se direciona assertivamente, ele aumenta a sua própria capacidade de demonstrar o quanto ele pode preencher os requisitos da vaga em questão. Por isso, se atentar ao seu próprio comportamento durante a entrevista de emprego é uma maneira de não ficar aquém de seu potencial.

Sendo assim, é necessário que não eleve o nível de autocobrança para que não fique nervoso de forma alguma, pois isso pode ser impossível. Afinal, a ansiedade e o nervosismo, até certo ponto, são aspectos normais em situações não controladas. 

No entanto, é importante que se direcione com autoconfiança para que saiba que, independentemente do resultado do processo seletivo, foi dado o seu melhor durante a entrevista de emprego.

A construção de sua narrativa e a sua linguagem corporal 

Sendo assim, se atente a alguns pontos importantes, como a maneira como você constrói a sua narrativa, seus gestos e timidez excessiva. Bem como, deve se atentar ao seu tom de voz.

Dessa forma, tenha um aperto de mão firme, mantenha contato visual com o seu entrevistador, evite cruzar braços e pernas, bem como, evite gesticular excessivamente.

Além disso, é importante que tenha atenção ao que você mesmo diz, já que ao prestar atenção nas suas próprias palavras, a tendência é que você controle o seu tom de voz de uma forma natural.

Portanto, a maneira como você constrói a sua narrativa está diretamente ligada a análise que você faz referente ao seu próprio currículo

Analise seus pontos fortes e pontos fracos

Sendo assim, faça a análise do seu currículo, verificando quais são os seus pontos fortes e pontos a melhorar em cada experiência.

Certamente, você terá uma base sólida para se direcionar assertivamente em uma entrevista de emprego. Temos vários artigos mais técnicos sobre esses pontos, para que você os confira basta clicar nos destaques.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.