Entrevista de Emprego – Direcione Suas Respostas

Postura e respostas são diferenciais em uma entrevista de emprego 

A postura do candidato em uma entrevista de emprego faz toda diferença dentro do processo seletivo.

Sendo assim, é importante que o candidato se atente a alguns pontos para que possa direcionar assertivamente suas respostas e aumentar as suas chances de sucesso no decorrer de sua trajetória profissional.

Contato visual 

 O contato visual é importante dentro do processo seletivo, pois passa credibilidade e confiança. Porém, em excesso  pode ocasionar a impressão oposta. Por isso, é importante manter contato visual quando for se direcionar ao recrutador de forma natural.

Postura corporal

A postura do corpo também passa muitas mensagens. Por isso, evite ficar encolhido com os ombros para baixo. Bem como, evite cruzar pernas e braços, pois essa postura passa uma ideia de que está fechado para escutar a outra pessoa.

Respostas assertivas

A assertividade em responder se refere a não responder de uma forma muito prolongada ou muita sucinta. Já que esses pontos podem prejudicar o candidato dentro do processo seletivo. Por isso, é importante se atentar ao foco da pergunta e respondê-la de maneira assertiva. Veja algumas ideias para as principais perguntas dos recrutadores nas entrevistas de emprego.

Fale um pouco sobre você

 Parece uma pergunta simples, porém, é um ponto de tensão para muitos candidatos. No momento em que for falar sobre você, é importante que tenha foco em suas experiências anteriores e principalmente no que aprendeu com elas.

Bem como, caso essa pergunta leve ao próximo padrão dentro de uma entrevista de emprego, deve se atentar aos complementos de resposta. 

Cite qualidades e defeitos

É importante que aponte seus pontos a melhorar, apresentando uma solução. Bem como, seus pontos fortes devem estar baseados em ações, como projetos ou feitos em outros trabalhos.

Exemplo: Sou tímido, mas pretendo entrar em um curso de teatro em breve para trabalhar isso em mim. Trabalho muito bem em equipe, criei um processo novo que diminuiu as reclamações dos clientes em 50% etc. 

 O que você sabe sobre a empresa?

 Essa pergunta busca entender o quanto você se dedicou para entender o funcionamento da empresa. Basicamente, um candidato que entrou no site e leu sobre o o institucional, missão visão e valores da organização, poderá responder objetivamente.

 Vale responder algo como que direcione seus valores aos da empresa. Por exemplo: Me identifiquei com a missão da empresa por que também busco ser melhor dentro do que me proponho. 

Assim sendo, está claro que você buscou saber e se identificou com a empresa, o que é muito importante para dar andamento no processo.

 Leia nosso artigo sobre metodologia Star para direcionar as demais respostas e aumente suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.