A poupança não deve ser um projeto pontual

A poupança não deve ser um projeto pontual, deve ser o resultado de uma mudança de hábitos de consumo. Veja dicas!

É possível realizar um planejamento financeiro na sua rotina para que você direcione uma poupança de maneira natural. No entanto, é importante que você comece modificando seus hábitos através de pequenos valores.

A poupança não deve ser um projeto pontual

É muito relativo o que é um valor baixo demais para ser guardado, pois isso pode depender do seu estilo de vida e de sua renda mensal. No entanto, quando pensamos em uma poupança, geralmente vinculamos valores elevados para essa finalidade, ou ao menos, fixos.

Porém, exatamente por conta dessa vinculação, muitas pessoas ficam aquém de suas finanças e seus objetivos pessoais. Por isso, é muito importante que você faça um planejamento que contemple uma poupança e direcione valores, ainda que sejam valores irrisórios.

É possível realizar pequenas mudanças na rotina

Por exemplo, você pode realizar pequenas mudanças na rotina de maneira que você deve ter uma poupança direcionando apenas os valores economizados através de trocas financeiramente viáveis.

Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade e direcionar o valor que seria referente a tarifa, mesmo que você acredite que o valor seja muito baixo, pois você estará focando em seus hábitos.

É fundamental que você guarde todos os valores economizados

Assim sendo, posteriormente, poderá direcionar valores mais elevados para essa finalidade. No entanto, em um primeiro momento, é fundamental que você guarde todos os valores. Pois considerando um período maior, como o prazo de um ano, por exemplo, economizará um valor relativamente alto, principalmente se você realizar diversas pequenas mudanças.

 Faça controles através de um aplicativo de finanças ou de ferramentas de gestão

Dessa forma, você irá adquirir o hábito de poupar e esse hábito modificará a sua relação com o seu dinheiro a longo prazo. Por isso, é muito importante que você faça mudanças dentro da sua rotina e diminua os seus impulsos de compra. Esse tipo de controle pode ser feito através de um aplicativo de finanças ou de ferramentas de gestão, como é o caso do Trello, por exemplo. 

Você irá criar um caminho mental para que você faça da poupança uma rotina

Posteriormente, você poderá adequar o seu planejamento de maneira que atenda o seu estilo de vida. No entanto, é muito importante que você foque nos hábitos, pois você irá criar um caminho mental para que você faça da poupança uma rotina e não apenas um projeto pontual. Dessa forma,  elevará as suas chances de sucesso, considerando seus hábitos atuais e o seu planejamento futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.