Entrevista de emprego: eleve as suas chances de compatibilidade com a vaga

Entrevista de emprego: eleve as suas chances de compatibilidade com a vaga através de um direcionamento assertivo. Veja dicas!

É muito importante que você consiga demonstrar a sua capacidade profissional durante a entrevista de emprego. No entanto, estar sob avaliação pode ser uma situação que eleva o seu nível de ansiedade.

Entrevista de emprego: eleve as suas chances de compatibilidade com a vaga

Por isso, é muito importante que você se atente a alguns pontos para que você não fique aquém de seu potencial durante um processo seletivo.

É muito comum que profissionais capacitados fiquem aquém do seu potencial durante o processo seletivo. No entanto, o profissional da área de recrutamento e seleção possui apenas esse contato para avaliar o seu perfil. Sendo assim, quanto mais você demonstrar suas competências e habilidades, maiores serão as chances de haver uma compatibilidade com a vaga. No entanto, essa demonstração deve ocorrer de forma natural.

Chegue com antecedência

Para isso é importante que você tente chegar ao local da entrevista de emprego com alguma antecedência. Visto que esse fator pode te ajudar a se ambientar melhor e trabalhar a sua respiração, o que certamente poderá auxiliar na construção de sua narrativa.

Conheça a sua trajetória

Procure conhecer o seu currículo de forma aprofundada, já que esse conhecimento é de grande valia para que você alcance resultados assertivos. Além disso, a análise da sua trajetória profissional pode fazer com que você entenda melhor quais foram as contribuições que você fez em seus empregos anteriores, bem como, quais são os seus pontos de melhoria.

Responda as perguntas feitas durante a entrevista de emprego de forma natural e assertiva, ou seja, não tire o foco da sua narrativa, ainda que você participe de uma entrevista coletiva.

Entrevista de emprego coletiva

Visto que, em uma entrevista de emprego em grupo, muitos candidatos acabam se guiando pelas narrativas anteriores e respondem de forma muito parecida; o que pode ser uma coincidência em muitos casos, já que são todos profissionais de uma mesma área, porém, não é algo muito positivo.

É necessário que você individualize e coloque as suas particularidades em suas respostas, ainda que você utilize termos pertinentes à área, inclusive essa utilização é bem vista quando ocorre de forma natural.

Gestos, fala e alinhamento

 De forma geral, evite gesticular excessivamente; não cruze braços e pernas, respeite a ordem cronológica dos fatos durante a sua narrativa e utilize o espaço para perguntas que geralmente é cedido ao candidato ao final de cada entrevista. Certamente, você poderá realizar algum tipo de alinhamento entre o seu perfil e a vaga, além de ser uma forma de demonstrar interesse orgânico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.