A importância da tecnologia verde para o meio ambiente

tecnologia verde ou tecnologia ambiental pode ajudar a preservar o meio ambiente com ajuda da eficiência energética e da redução de resíduos prejudiciais. 

As inovações presentes na tecnologia verde usam a mais recente ciência ambiental e química verde para reduzir o impacto da atividade humana no planeta Terra.

Inovações ecologicamente amigáveis

A tecnologia verde ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas muitas inovações interessantes já foram feitas em áreas como energia renovável, purificação de água e gerenciamento de resíduos, bem como em produtos de consumo diário, como eletrônicos e veículos. 

Pode ser tão pequeno quanto um dispositivo portátil ou tão expansivo quanto um novo método de filtrar gases de efeito estufa na atmosfera.

A tecnologia verde é uma aliada do ambiente e muitas vezes envolve as seguintes ações:

  • Conteúdo reciclado, reciclável e / ou biodegradável
  • Materiais à base de plantas
  • Redução de substâncias poluentes
  • Redução das emissões de gases de efeito estufa
  • Energia renovável
  • Eficiência energética
  • Multifuncionalidade
  • Fabricação de baixo impacto

Em setembro de 2011, alguns gadgets ficaram ainda mais verdes graças aos novos padrões para os rótulos Energy Star. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) exigiu que os televisores, decodificadores de cabo e de satélite sejam 40% mais eficientes do que os modelos convencionais para ganhar o selo.

Grandes empresas adotando a tecnologia verde

Grandes empresas como Dell e Google estão dando passos notáveis com tecnologia verde em projetos que vão desde embalagens baseadas em plantas a vastos parques eólicos.

O Google investiu cerca de  US$100 milhões no projeto eólico Shepherd’s Flat em Oregon, nos Estados Unidos. 

Além da energia eólica, o Google investiu cerca de 168 milhões de dólares em uma usina no deserto da Califórnia, assim como comprou uma participação de 49% em uma fazenda fotovoltaica na Alemanha. 

Esses investimentos ajudam a impulsionar suas próprias operações, que consomem muita energia, de forma mais sustentável. 

A Dell está trazendo sua mais recente tecnologia ecológica para mais perto de casa – especificamente, as casas dos clientes que encomendam os computadores da empresa. 

A Dell anunciou uma nova estratégia de embalagem sustentável que usará cogumelos para criar um acondicionamento de produtos para envio. 

Cultivada em vez de fabricada, a embalagem à base de cogumelo é produzida quando resíduos agrícolas, como cascas de algodão, são prensados em moldes e então inoculados com sementes de cogumelos. Em cinco a dez dias, a embalagem resultante está pronta para uso. 

A embalagem à base de cogumelo é biodegradável, o que a torna uma opção muito mais ecológica do que o isopor e polietileno comumente usados.

Inovações de tecnologia ecologicamente corretas como essas continuarão a ter um tremendo impacto na indústria de tecnologia, especialmente quando implementadas por empresas com grande influência sobre os consumidores.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a tecnologia verde?

Não deixe de ler também – Cursos nas áreas de Tecnologia e Informação têm alta demanda no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.