Cursos nas áreas de Tecnologia e Informação têm alta demanda no Brasil

As inscrições para os vestibulares estão acontecendo em todo o Brasil e, dentre as áreas mais procuradas, estão os cursos nos segmentos de Tecnologia e Informação (TI). 

Esse cenário é reflexo da carência no mercado de trabalho, pois, segundo informações da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, porém, estima-se que, de 2019 até 2024, a demanda por profissionais será de 420 mil, correspondendo a uma média simples de 70 mil por ano. 

Se não houver mudanças imediatamente, haverá um déficit de 260 mil profissionais. 

O coordenador dos cursos nas áreas de Computação e TI do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Prof. Angelo Zanini, reforça que sempre houve a falta de profissionais de Tecnologia da Informação no mercado, mas deve se agravar porque há um mercado de desenvolvimento tecnológico amplo e em pleno crescimento, pela transformação digital das empresas e da sociedade.

“O setor de tecnologia da informação sempre esteve muito aquecido, mas, com a pandemia, houve um aumento ainda mais significativo de atividades online e remotas, tornando o profissional de tecnologia imprescindível para realizar toda a estrutura da computação em nuvem e fazer demais redes e sistemas funcionarem perfeitamente em qualquer lugar. Cada vez mais o mercado se dá conta de quão alto é o déficit de profissionais de TI, pela falta de profissionais bem qualificados a contratar”, comenta o Prof. Zanini. 

Sistemas de Informação e Ciência da Computação

Dentre os cursos mais procurados nos vestibulares estão os de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. 

“O profissional de Sistemas de Informação é imprescindível para as empresas pois atuará na proposta e desenvolvimento de soluções inovadoras para a transformação digital dos modelos de negócios, na criação de ferramentas para a gestão administrativa e financeira e na implementação de plataformas de vendas eletrônicas. Já o bacharel em Ciência da Computação forma profissionais para resolver problemas computacionais e propor soluções algorítmicas em vários níveis de complexidade e em multiplataformas, para projetos de qualquer natureza e em equipes multidisciplinares”, explica o Prof. Angelo Zanini. 

O Instituto Mauá de Tecnologia inova na oferta desses dois cursos como parte das comemorações dos 60 anos da fundação da instituição, reconhecida pela qualidade dos seus cursos e dos profissionais que forma. 

As inscrições para o vestibular estão abertas por meio do site do Instituto Mauá de Tecnologia (maua.br)

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: é possível fazer a inscrição no programa pela internet?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.