A estimativa de faturamento é fundamental na gestão financeira da sua empresa

Realize a estimativa de faturamento na gestão financeira do negócio

Entender o faturamento mensal de uma empresa é muito importante para a gestão financeira do negócio, por isso, é relevante considerar as análises da sua empresa para realizar a estimativas sobre sua lucratividade.

Entenda como funciona a estimativa de faturamento na gestão financeira da sua empresa

O faturamento de uma empresa é o conceito inicial de todo o empreendimento, por isso, é muito importante considerá-lo juntamente com outros princípios relevantes para a gestão financeira de um negócio no mercado atual.

De forma sucinta, a estimativa do faturamento de uma empresa se refere a uma previsão de receita. Dessa forma, é possível entender o fluxo de vendas da empresa e determinar qual produto está sendo mais rentável, bem como é necessário estimar o faturamento de uma prestação de serviço.

A estimativa de faturamento de uma empresa pode ser oriunda de muitas estratégicas. Uma delas se refere à análise de números anteriores do negócio, o que pode ser feito por meio de um planejamento específico.

Analise o método que melhor atende o seu negócio

Em suma, as estimativas de um faturamento podem ser obtidas por diferentes metodologias. Visto que algumas empresas mensuram as expectativas quanto ao faturamento considerando o passado, outras analisam apenas o mercado, ao passo que é possível considerar a margem de contribuição da organização.

O faturamento de uma empresa é o indicador mais relevante quanto ao seu crescimento. Por isso, além de focar na operação e na administração da sua empresa de forma prática, é necessário também trabalhar as finanças e projetar os índices do negócio.

O acompanhamento do faturamento pode ser definido como uma forma de valorizar os recursos de uma empresa, direcionando-os para sua atividade principal.

DRE

O faturamento é um dado encontrado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da organização.

De forma sucinta, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa pode ser apurada em determinado período específico, ou ainda, quando a empresa pretende consultar os seus resultados financeiros para um novo planejamento.

O controle sobre o faturamento também ampara as próximas metas de vendas da empresa, portanto, esse é um conceito que faz parte da gestão do negócio.

O que deve ser considerado para estimar o faturamento da empresa?

Para estimar o faturamento e estabelecer uma meta de vendas alcançável, uma empresa deve ter o direcionamento sobre quais são seus custos e despesas; qual é o seu mercado consumidor e quem é o seu concorrente.

É importante definir períodos para estabelecer metas diárias. Por exemplo, uma empresa que trabalha com chocolates, tende a elevar as suas vendas no período da páscoa.

Ao passo que para algumas empresas, o período do Natal é o mais importante para o seu faturamento, por isso, as estimativas devem considerar fatores sazonais.

Portanto, o controle do faturamento de uma empresa, ainda que seja uma empresa de pequeno porte, é fundamental para o controle das demais informações do negócio.

Além disso, esse controle pode ser um direcionamento para amparar decisões concretas, por exemplo, para analisar a necessidade de solicitar empréstimos.

Fluxo de caixa

Uma ferramenta que deve ser utilizada na rotina de uma empresa e também ampara a previsão do faturamento da organização é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa deve ser controlado de forma diária, além disso, ele traz componentes relevantes para a estimativa da empresa.

Para considerar o faturamento da empresa de forma projetada, é importante analisar a necessidade de antecipação de recebíveis, a liquidez da organização, o grau de endividamento, a rentabilidade, a lucratividade e a eficácia das estratégias adotadas.

Eleve a receita do empreendimento

Quanto maior controle a gestão da empresa tem sobre o seu fluxo de caixa, mais assertiva se torna sua projeção.

Além disso, essa é uma maneira de conhecer a sua organização e modificar aspectos fundamentais. 

Sendo assim, além dos controles contábeis necessários dentro da legislação atual, é muito importante que considere a análise do lucro da sua empresa dentro do gerenciamento.

Já que dessa forma poderá elevar o seu faturamento e direcionar a força de trabalho dentro da sua necessidade, de acordo com as lacunas analisadas no seu processo de gestão financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.