7 alimentos que auxiliam a melhorar a capacidade do cérebro

Que uma alimentação balanceada e colorida é essencial para a saúde em geral todo mundo já sabe. Mas você sabia que existem alimentos que são importantes para o desempenho de funções específicas do nosso organismo, como o funcionamento do cérebro? Esses alimentos não vão fazer você ficar mais inteligente, mas com certeza vão melhorar a sua disposição para os estudos, potencializar a concentração e a memória e prevenir doenças degenerativas que podem afetar esse órgão tão importante. Confira aqui que alimentos são esses e comece hoje mesmo a inclui-los na sua alimentação:

 

  • Salmão: estudos apontam que esse é um dos melhores alimentos para a saúde do cérebro. Rico em ômega-3 – um ácido graxo essencial ao nosso organismo – consumir salmão regularmente melhora a memória e as funções cognitivas. Além disso, o ômega-3 presente no salmão é anti-inflamatório e auxilia na prevenção de doenças, como o Alzheimer. O salmão também é fonte de vitamina B6, que melhora a qualidade do sono.

 

  • Uva-roxa: a uva-roxa, assim como outros alimentos dessa cor, possuem flavonoides – substância antioxidante que diversas pesquisas mostram como potencializador da capacidade de aprendizagem. Os flavonoides também são importantes para a prevenção de doenças degenerativas do cérebro e do coração.

 

  • Linhaça: outra excelente fonte de ômega-3, a linhaça melhora a função cerebral, a circulação, auxilia na redução do colesterol e no bom funcionamento do intestino. Experimente adicionar as sementes de linhaça em frutas e iogurte.

 

  • Castanhas: nessa categoria estão incluídas as castanhas-de-caju, castanha-do-Pará e as nozes. Todas são fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que protege o cérebro dos danos causados pelos radicais livres e auxiliam na consolidação da memória e do aprendizado. Apesar de um pouco mais calóricas, são fontes de gorduras saudáveis e podem ser consumidas diariamente.

 

  • Folhas verde-escuras: os vegetais dessa cor, como a couve, o brócolis e o espinafre, são fontes de ácido fólico, importante para a saúde do sistema nervoso e para evitar a perda de memória.

 

  • Ovos: fonte de colina, importante para a formação dos neurotransmissores cerebrais, vitamina B2, que auxilia na melhora das dores de cabeça e vitamina B5, que auxilia na redução do estresse.

 

  • Chocolate: além de possuir substâncias antioxidantes, que protegem o cérebro da degeneração, o chocolate também possui efeito estimulante, melhorando a concentração e aumentando a disposição. Para usufruir dos benefícios do chocolate para a saúde, prefira aquele com teor de cacau superior a 55%.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.