Preço de aluguel de veículos dispara durante a pandemia do novo coronavírus

O preço do aluguel de veículos subiu de forma considerável durante a pandemia do novo coronavírus. No início deste ano, quando o Brasil adotou algumas medidas restritivas e o isolamento social, a busca por veículos caiu. Para amenizar o prejuízo, locadoras venderam muitos de seus automóveis.

Com o movimento sendo retomado, não havia mais tantos veículos disponíveis. Por isso, com mais demanda e menos oferta, o preço dos aluguéis de automóveis disparou. O impacto foi maior entre os motoristas de aplicativos. Quem utiliza carro alugado com frequência viu suas despesas crescendo de forma considerável e, em alguns casos, foi necessário devolver o veículo.

Paulo Miguel Júnior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), revelou que, dos 200 mil carros alugados por motoristas de aplicativos no início de 2020, cerca de 160 mil foram devolvidos durante os dois primeiros meses de quarentena. De acordo com ele, a situação está se normalizando no fim deste ano.

“Com a liberação da circulação, motoristas voltaram a operar, conseguiram mais passageiros e estão alugando de novo os carros. O valor pago por eles é, em geral, de R$ 450 a R$ 500 por semana — calcula Júnior: — P. Para dezembro, esperamos a entrega de 40 mil carros para locadoras e, para o ano que vem, temos o pedido de outros cem mil veículos nas montadoras”, disse ele ao Jornal Extra.

No ano que vem, o preço da locação de veículo ainda deve ser alto. De acordo com o presidente da Abla, o preço da venda de veículos aumentou e é esperado que a busca de motoristas de aplicativos aumente. “O preço de locação está diretamente atrelado ao preço de venda. Fora isso, acreditamos que teremos mais pessoas desempregadas no ano que vem. E o trabalho como motorista autônomo é uma fonte de renda nesse caso. Por isso, o valor da locação deve voltar a aumentar”, explicou.

Em meio às alterações deste mercado, a Fiat anunciou que irá começar a oferecer serviço de carros por assinatura a partir do ano que vem. A estreia do serviço acontece dia 15 de janeiro, em 28 concessionárias de seis cidades de São Paulo e em quatro lojas de Curitiba, no Paraná.

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