5 tópicos de História extremamente cobrados no ENEM

Confira!

5 tópicos de História extremamente cobrados no ENEM: confira!

Todos nós sabemos que a matéria de história está entre aquelas cobradas dentro da prova de ciências humanas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Porém, existem tópicos dentro da história que são abordados com mais frequência do que outros. Sabendo disso, você pode direcionar os seus estudos com base nessas probabilidades, aumentando as suas chances de alcançar um desempenho mais alto.

É justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com 5 tópicos de história que são extremamente cobrados na prova do ENEM. Vamos conferir!

Era Vargas

O período conhecido como “Era Vargas” está entre os tópicos mais abordados pelas questões de história do ENEM.

A Era Vargas marcou o fim da denominada “República Velha”, termo criado pelo próprio Getúlio Vargas e que englobava a República da Espada e a República Oligárquica.

A ascensão de Vargas ao poder aconteceu como uma consequência da Revolução de 1930. O governante lideraria o país com centralização do poder, que ficaria ainda mais evidente com o início do Estado Novo.

Ainda, podemos dizer que a Era Vargas é conhecida por ter concedido benefícios aos trabalhadores brasileiros. Isso porque, Vargas criou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Brasil Colônia

Ao lado da Era Vargas, o período em que o Brasil foi uma colônia é muito abordado pelas questões do ENEM. 

O denominado “Brasil Colônia” se inicia no ano de 1530, 30 anos após a chegada dos portugueses no Brasil.

O período é marcado por diversos ciclos econômicos, como aquele da cana-de-açúcar e o do ouro, e tentativas de centralização do poder na colônia, como a criação do Governo-Geral.

Segundo Reinado

O Segundo Reinado tem início no ano de 1840, como uma consequência do Golpe da Maioridade.

Durante o período, o Brasil seria governado pelo imperador D. Pedro II. Lembre-se de que o Segundo Reinado terminaria somente no ano de 1889, com a Proclamação da República.

Primeira Revolução Industrial

O mundo passou por 3 revoluções industriais, sendo a primeira delas muito abordada pelas questões de história do ENEM.

A Primeira Revolução Industrial compreende o período a partir do século XVIII, em que a Inglaterra passou por mudanças que transformariam o seu sistema de produção.

Conferência de Berlim

A Conferência de Berlim engloba uma série de eventos que aconteceram na cidade alemã de Berlim, entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885.

As principais potências da Europa do período se reuniram na Conferência para dividir os territórios do continente africano entre si.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.