5 filmes para assistir no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu essa data comemorativa com o objetivo de chamar atenção para a importância de cuidar do meio ambiente. Uma série de problemas como o desmatamento, as queimadas e a poluição, por exemplo, põe em risco os recursos naturais.

Por isso, o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972, serve como um lembrete da necessidade de preservar o meio ambiente, de discutir e buscar soluções para os problemas que afetam os recursos naturais. Além disso, é um dia para incentivar a conscientização dos fortes impactos da ação humana sobre a natureza.

Pensando nisso, apresentamos abaixo 5 filmes que ajudam a pensar sobre tais questões. Confira!

5 filmes sobre meio ambiente e sustentabilidade

Saving the Amazon

Em primeiro lugar, apresentamos o filme Saving the Amazon, uma obra documental de 2020. O documentário expõe os perigos e os danos do desmatamento na Amazônia. Além de alertar para os problemas a nível planetário gerados pelas queimadas na floresta, que aumentaram em 85% em 2019, a obra ainda mostra a luta de indígenas, cientistas e ativistas contra o desmatamento.

Mataram Irmã Dorothy

De 2007, o filme Mataram Irmã Dorothy também aborda os ricos do desmatamento na Amazônia e o desafio de lutar pela floresta. Assim, o filme relata a morte da missionária Dorothy Mae Stang, que lutava contra o desmatamento da floresta, e aborda as questões em volta do crime, uma das consequências da briga sangrenta de exploradores criminosos contra nativos e ativistas.

Solo Fértil

Com uma narrativa muito didática, o longa Solo Fértil denuncia as graves consequência do uso de fertilizantes químicos e de pesticidas pela indústria agrícola. Além disso, o filme apresenta alternativas para pensar em práticas sustentáveis para o uso da terra.

Em Busca dos Corais

Lançado em 2017, Em Busca dos Corais leva o telespectador a mergulhar nas profundezas do oceano para expor o desaparecimento alarmante de corais. Desse modo, com uma equipe de mergulhares, cientistas e fotógrafos, a obra fala sobre a importância dos corais para o ecossistema e ainda fornece lindas imagens do fundo do mar.

Terra 

Por fim, apresentamos o filme Terra, cujo tema central em debate é a relação do homem com o meio ambiente. O longa aborda a forma de interação do homem com outras criaturas que habitam o planeta e nos faz questionar sobre os danos causados pelo afastamento entre a “humanidade” e a “natureza”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.