5 Filmes para estudar a história dos Estados Unidos: confira a lista!

5 Filmes para estudar a História dos EUA

Os Estados Unidos são uma das maiores potências de todo o mundo na atualidade. Dessa maneira, é extremamente importante estudar a história desse país para compreender a sua importância nos dias de hoje e a sua forma de atuação. 

Além disso, é válido destacar que a história dos EUA é abordada com certa frequência por diversas questões de história geral, principalmente dentro de vestibulares. 

E que tal estudar esse tópico tão importante através de filmes? 

Isso mesmo! Você pode usar um entretenimento tão comum como um filme para revisar os principais tópicos de determinado momento da história.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com cinco filmes que você pode usar para estudar os principais momentos da história dos Estados Unidos.

5 Filmes para estudar a História dos EUA: Lincoln

A obra retrata a história de Abraham Lincoln, um dos mais famosos e conceituados presidentes dos Estados Unidos. Lincoln foi o responsável por aprovar a 13ª emenda, legislação que permitiria o fim da escravidão. Muitos temas da sociedade americana do século XIX são explorados, além da própria escravidão e das diversas guerras que fizeram parte da chamada Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana.

5 Filmes para estudar a História dos EUA: 12 Anos de Escravidão

O filme 12 Anos de Escravidão narra a história de Solomon Northup, um americano que havia nascido livre em Nova Iorque. Porém, em determinado momento, Northup é sequestrado por dois homens que o levam para uma fazenda no sul do país, com o objetivo de vendê-lo como um escravo.

A obra retrata temas fundamentais da história dos EUA, como o contrate entre estados do norte e estados do sul, a escravidão e a Guerra de Secessão. 

5 Filmes para estudar a História dos EUA: Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo

O filme narra a história de uma das missões do programa Apollo, extremamente importante para os Estados Unidos durante o contexto da Guerra Fria

A Apollo 13 representaria o terceiro pouso de uma nave tripulada na Lua, caso um de seus tanques de oxigênio não tivesse explodido. 

A obra mostra o contexto da Guerra Fria e da corrida espacial, bem como os amplos investimentos realizados nas áreas tecnológicas durante esse período.

5 Filmes para estudar a História dos EUA: O Resgate do Soldado Ryan

O  longa retrata a atuação dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda, essa emocionante obra retrata a importância do Dia D para a conclusão da guerra e a derrota do Eixo. 

5 Filmes para estudar a História dos EUA: Deuses e Generais

Deuses e Generais se passa durante a Guerra de Secessão, no século XIX e nos Estados Unidos. O filme é baseado no livro homônimo de Jeffrey Shaara e possui uma narrativa centrada na história de Thomas Jonathan Jackson, um general religioso do exército dos estados confederados (do sul), que eram contra a abolição da escravidão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.