5 eventos que mudaram o rumo da História: confira!

Você sabe quais são eles?

5 eventos que mudaram o rumo da História: descubra quais são

A História é repleta de momentos de extrema importância e que foram essenciais para o surgimento de mudanças e transformações.

Porém, existem eventos que se destacam devido à sua importância e ao impacto que causaram no mundo. Esses são, justamente, os acontecimentos que são mais cobrados em provas de história.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com cinco eventos que mudaram totalmente o rumo da História.

A Revolução Agrícola

O termo “revolução agrícola” compreende um longo período de tempo da história da humanidade: de 11000 a.C. a 4000 a.C..

Essa revolução, que aconteceu lentamente, alterou completamente os rumos da história. Isso porque, é durante esse período que o homem passa a utilizar ferramentas agrícolas, a criar animais (tanto domésticos como para alimentação) e a manusear ferramentas mais desenvolvidas. Todas essas transformações permitem que os grupos humanos deixem de ser nômades e se sedentarizem.

Assim, podemos afirmar que as primeiras ideias de “comunidades humanas”, “cidades” ou “aldeias” surgem nesse momento. Você consegue imaginar como seria o mundo se essa revolução não tivesse acontecido?

A invenção da imprensa

A invenção da imprensa é um dos maiores acontecimentos de toda a história da humanidade, desencadeando consequências duradouras em todos os continentes.

No ano de 1430, o alemão Johannes Gutenberg inventou um instrumento, a prensa, que possibilitaria, a partir daquele momento, a impressão de manuscritos, panfletos e livros em larga escala.

A invenção de Gutenberg permitiu o início da difusão em massa do conhecimento e da informação. A partir daquele momento, as pessoas das partes mais remotas do mundo poderiam ter acesso ao conhecimento que havia sido produzido em séculos passadas e que era produzido naquele momento. 

Podemos afirmar que a invenção da imprensa favoreceu a difusão do conhecimento também em ambientes acadêmicos. Agora, um cientista poderia saber o que o outro estava inventando do outro lado do mundo e, dessa maneira, trocar ideias ou refletir para melhorar e aprimorar as próprias invenções. 

A Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial se iniciou por volta do ano de 1760, na Inglaterra. O acontecimento foi o responsável por transformar completamente as relações de trabalho existentes até aquele momento. 

Ainda, a Primeira Revolução Industrial desencadeou centenas de consequências em todo o mundo. Dentre elas, podemos citar o êxodo rural, o desenvolvimento das cidades, o surgimento do proletariado, o desenvolvimento de máquinas, o surgimento da produção em larga escala e o incentivo ao imperialismo, uma vez que as novas potências industriais, com um destaque para a Inglaterra, precisavam de matéria-prima para produzir. 

A Revolução Francesa

A Revolução Francesa se consolidou no ano de 1789, com o evento denominado “a queda da Bastilha”. 

O acontecimento dessa revolução foi fundamental para a consolidação do fim do Antigo Regime e para a difusão de ideais republicanos e democráticos em todo o mundo. 

Ainda, o evento marcou a consolidação do poder da burguesia e a decadência do poder da nobreza. 

A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial, conhecida também como a Grande Guerra, se iniciou no ano de 1914 e terminou no ano de 1918. 

O evento é considerado a primeira guerra em escala global da história, envolvendo países de diferentes continentes. 

Ainda, o conflito influenciou também o imperialismo e a corrida armamentista. Ainda, os rumos que a história tomaria nas décadas posteriores ao fim da guerra foram fortemente influenciados pelos resultados dessa, que se consolidaram no ano de 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.