5 eventos importantes da história do Brasil: confira!

Descubra no artigo de hoje

5 eventos importantes da história do Brasil: confira!

A história do Brasil é formada uma série de eventos extremamente importantes e que nos mostram o processo de formação do país que conhecemos hoje.

Porém, existem eventos que são abordados com uma maior frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares, a prova do ENEM e alguns concursos.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com 5 eventos importantes da história do Brasil. Confira!

O “descobrimento”do Brasil

O “descobrimento” do Brasil representa o início da da história do Brasil para a historiografia e ocorreu no ano de 1500, com a chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras.

Observe que utilizamos o termo “descobrimento” entre aspas, uma vez que muitos historiadores da atualidade afirmam que o Brasil já existia antes de 1500 e que, dessa forma, devemos ter cuidado ao usar usar “descobrimento”. Porém, você pode continuar utilizando o termo nas suas provas sem problemas.

O Brasil Colônia

O período conhecido como “Brasil Colônia” aconteceu entre os anos de 1530 e 1808.

Essa fase da história do Brasil teve início com a primeira expedição com fins de colonização realizada pelos portugueses.      

Independência do Brasil

O Brasil se tornou independente no ano de 1822 e o símbolo do acontecimento é o grito da independência, que foi realizado por D. Pedro I.

Segundo Reinado

O Segundo Reinado aconteceu entre os anos de 1840 e 1889, quando a proclamação da república aconteceu. Durante essa fase da história brasileira, o país foi governado por D. Pedro II.

A Revolta da Vacina

O evento conhecido como “Revolta da Vacina” foi uma rebelião realizada pela população na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época.

O acontecimento ocorreu em 1904 quando o povo, que estava insatisfeito com a Lei da Vacinação Obrigatória idealizada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, decidiu se revoltar contra as autoridades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.