5 dicas de organização do lar para ter uma casa impecável

Saiba como deixar a casa limpa e organizada

Como manter uma casa impecável e organizada sempre? Afinal, a vida corrida das pessoas faz com que essa atividade esteja entre as tarefas diárias. Por isso, que hoje, daremos 5 dicas de organização do lar e assim, ter uma casa impecável.

Portanto, as dicas que damos hoje, se aplicar na organização da sua casa, fará com que essa atividade seja feita de forma mais fácil, prática e sem tomar muito tempo.

Como manter a organização do lar?

Primeiramente, se você tirar um tempinho diariamente e adquirir certos hábitos, será mais fácil de manter a faxina em dia. Por exemplo, guardar os objetos logo após usar, colocar as roupas sujas na área de serviço logo que tomar banho. Assim como, fechar a gaveta logo depois que você abrir, evitarão que as coisas fiquem fora do lugar no seu dia a dia. Então, siga essas 5 dicas e organize o seu lar de forma impecável.

5 dicas de organização do lar para ter uma casa impecável. Foto: Canva Pro

Dica 1: Guarde todos os objetos espalhados pela casa para manter a organização do lar

Portanto, para arrumar a casa e deixar sempre organizada, não deixe os objetos espalhados pela casa. Confira as dicas para os principais cômodos.

  • No seu quarto: guarde as roupas que você tirou do armário e não usou. Em seguida, leve as roupas usadas para a área de serviço para lavar. Armazene as joias que você usa diariamente nos lugares certos. Neste caso, se você ainda não tiver organizadores para guardar as joias separadas, invista nestes utensílios. Agora, se tiver calçados espalhados pelo chão, dê um destino a eles: área de serviço (para os sujos) e armário (para os limpos).
  • Na sala: arrume tudo o que estiver em cima dos móveis e sofás, que ali não é o seu lugar.
  • Na cozinha: deixe a pia e a mesa sempre limpa. Por isso, armazene panelas, copos e utensílios em seus devidos lugares.

Procure evitar ter muitos objetos em cima de mesas de apoios e estantes. Afinal: “menos é mais”, e você levará menos tempo para tirar o pó dos móveis.

Dica 2: Adquira organizadores verticais

Os organizadores verticais podem ser usados nos mais diversos ambientes de sua casa. Aliás, são muito práticos na cozinha, deixando os utensílios sempre à mão. Consequentemente, evita que você fique procurando por muito tempo abrindo portas e gavetas. Além disso, se for no quarto, saiba que não ocupam muito espaço e facilitam na organização.

Nas lojas de decoração você encontrará uma variedade muito grande destes utensílios, que podem assumir várias funções. Portanto, escolha aquele que for mais apropriado para a sua casa.

Dica 3: Invista em cestos e caixas organizadores

As caixas e cestos organizadores são muito úteis para organizar documentos. Ainda mais, os que você não usa sempre, mas quando precisa deve acessar de forma rápida.

Em cada parte da casa, eles possuem sua utilidade: no banheiro, guardar toalhas de rosto e banho, papel higiênico, além de produtos cosméticos. Enquanto, na sala, podem armazenar os utensílios que mais usa. Por fim, no escritório, utilize para acomodar as canetas, lápis, calculadora, borracha.

Dica 4: Se livre de coisas que você não usa mais para manter a organização do lar

Limpe armários e gavetas. Dessa forma, se livre de coisas que você não usa mais. Portanto, pratique o desapego. Entre as coisas que vale a pena revisar de vez em quando estão: papéis, documentos velhos, roupas e calçados que você não usa mais.

Assim como, toalhas rasgadas, panelas sem cabos, revistas velhas, jornais antigos. Enfim, tralhas que acumulam poeira e ocupam espaço desnecessário.

Dica 5: Organize um cronograma de atividades domésticas

Anote todas as atividades domésticas que precisam ser feitas durante a semana. Distribua entre os dias da semana, juntamente com a limpeza. Por exemplo:

  • Segunda-feira: Lavar as roupas, organizar a bagunça do final e semana;
  • Terça-feira: limpar os banheiros, e guardar as roupas lavadas;
  • Quarta-feira: dar um trato na cozinha;
  • Quinta feira: limpar os quartos, colocar a roupa de cama e banho para lavar;
  • Sexta feira: ordenar e fazer faxina na sala, os corredores e as calçadas. Guardar as roupas lavadas;
  • Sábado: fazer a feira e supermercado, guardando tudo ao chegar em casa;
  • Domingo: descansar.

Este é só um exemplo. Organize da forma que mais confortável para você. Na verdade, o foco é fazer uma rotina de limpeza, para assim, não acumular muitas tarefas.

Viu como fica fácil organizar e limpar a casa de maneira organizada? Portanto, siga nossas dicas, e não deixe acumular as atividades de um dia para outro. Assim, sua casa estará sempre limpa, organizada e as visitas vão elogiar.

Mas, não faça pelas visitas, faça por você mesma. Pois, se organizando você não cansa muito para realizar as atividades domésticas. Além disso, ainda consegue aproveitar a casa limpa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.