Confira como deixar a casa sempre organizada

Aprenda dicas maravilhosas para ter sua casa sempre arrumada!

Organização e limpeza de uma casa são a mesma coisa? A resposta é que não! Mas, são dois procedimentos complementares e necessários. Venha conosco e confira dicas incríveis e formas simples para deixar sua casa sempre organizada.

Diferença entre a limpeza e a organização 

Deixar casa organizada -- Reprodução Canva
Deixar casa organizada — Reprodução Canva

Sabemos que você sabe, mas, vamos ver as diferenças entre limpeza e organização! Limpar sua casa é garantir que o ambiente esteja saudável sem atrair insetos, fungos, bactérias e até roedores que fazem muito mal à sua família. Por isso, hoje você vai conferir como deixar a casa sempre organizada!

Por outro lado, organizar, significa ter as coisas no lugar de maneira a economizar seu tempo, seu dinheiro e, também, valorizar o ambiente doméstico depois de limpo!

Esses dois procedimentos são interdependentes, pois uma casa limpa e desorganizada não valoriza o seu cuidado com a limpeza e, uma casa desorganizada é mais difícil de limpar!

Então como organizar a sua casa de maneira simples?

Primeiramente, escolha um lugar para cada coisa! Princípio básico da organização é que cada objeto como roupa, sapato, utensílios domésticos, bolsas, biscoitos, frutas, ou seja, todas as coisas, tenham um lugar apropriado.

E é importante saber que a organização é, antes de tudo, um hábito. Como todo hábito, em um primeiro momento, exige a nossa disciplina para lembrar de guardar e manter as coisas nos lugares certos, mas depois, fica no chamado “piloto automático” e, assim, a organização não será um problema!

Acompanhe as nossas dicas 

Não deixe tudo em todos os lugares, pois deixar coisas espalhadas é um péssimo hábito! Existem casas que, para cada lado que se olha, é possível ver um “montinho” seja de roupa, de sapato ou de papel! Não amontoe! Comece a organizar seu ambiente colocando as coisas nos lugares!

Guarde suas compras assim que chegarem e descarte as embalagens 

Às vezes, chegamos do supermercado e colocamos as sacolas em cima de uma mesa ou bancada da pia e lá ficam até o dia seguinte! Guarde-as assim que chegar e aproveite para organizar rapidamente os armários de cozinha! Coloque produtos que estavam guardados na parte da frente, para usá-los antes que vençam o prazo de validade!

Não crie “puxadinhos” de guarda-roupas 

Parece uma brincadeira, mas, não é! Existem pessoas que colocam roupas em maçanetas, cadeiras, sofás, ou seja, têm as roupas espalhadas por todo o quarto! Para evitar isso, separe a roupa que vai usar na noite anterior. Dessa forma, isso impede que você experimente várias peças de roupa pela manhã e na pressa não volte com elas para o guarda-roupas!

Desapegue! 

Tire um final de semana para fazer sessões de desapego, ou seja, coloque para a doação ou jogue no lixo o que não serve mais. Seja roupas, calçados, panelas, móveis ou seja, retire tudo que está guardado sem uso! Você pode doar ou pode fazer renda extra com estes objetos, mas não os deixe parados sem uso na sua casa!

Otimize espaços 

Otimizar espaços é uma excelente dica de organização. Sendo assim, ela consiste basicamente em ter mais espaço livre para guardar as coisas que você realmente usa! Uma dica é, por exemplo, usar sacos plásticos com fechamento à vácuo no guarda-roupas!

Guardar roupas de cama e de inverno nesses sacos, pois economiza muito espaço! Na cozinha, uma forma de otimizar espaços é investir em suportes como de pratos, colheres e tampas!

Faça perguntas para você mesmo! 

Você realmente tem lugar para aquele enfeite lindo na sua sala? Esse tipo de pergunta é para ser feita sobre todos os objetos e, até mesmo, alimentos! Muitas vezes compramos e acumulamos por impulso e, na hora de organizar, vira uma tortura ou uma missão impossível!

Se você já desapegou de um monte de objetos, não vale comprar tudo novamente! Lembre-se que fazer essas perguntas será economia financeira e facilidade para limpar, lavar e organizar!

Envolva a sua família 

Não dá para uma pessoa organizar e outras tantas desorganizarem! Então, crie um plano de organização com sua família (inclusive com as crianças) e acompanhe a execução do plano! Regras do tipo: retirou do lugar? Guarde! Brincou? Junte! Roupa suja é no cesto! Lave o copo que usou! São procedimentos simples e cotidianos, mas que vão manter sua casa organizada! Para ajudar nesta empreitada você pode comprar ou fazer caixas organizadoras, etiquetar potes, ou seja, dar lugar a cada coisa!

Viu só como organizar pode ser simples? Com tantas dicas e ideias bacanas para arrumar tudo, nós temos certeza de que em pouco tempo seu espaço estará organizado com muita leveza! Volte depois para nos contar tudo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.