Rotina de limpeza na casa: 5 dicas para otimizar sua vida

Confira nossas dicas para melhorar a sua faxina

A rotina de uma casa pode ser uma correria sem fim e você pode nunca conseguir terminar o que começou. Afinal, como conseguir conciliar o trabalho, os estudos, a arrumação da casa, os filhos e os pets? Para te ajudar, falaremos sobre a rotina de limpeza na casa! Confira 5 dicas incríveis para otimizar sua vida!

Veja as dicas que vão te ajudar e otimizar seu tempo na rotina de limpeza na casa

A rotina de uma pessoa que faz multitarefas não é nada fácil. Estudos pela manhã ou à noite; trabalhos em horário comercial ou por escala; filhos e pets em tempo integral e onde encaixar os afazeres domésticos que são muitos? Falaremos mais sobre rotina de limpeza na casa.

Lavar a louça que sempre se multiplica; passar vassoura e pano em todos os cômodos da casa; tirar o pó dos móveis; fazer comida; lavar roupa, estender, recolher e passar; as tarefas parecem não ter fim e sem uma organização é impossível conseguir conciliar. 

Confira as 5 dicas para otimizar a rotina de limpeza na casa

As 5 dicas que separamos para você vão te nortear e ajudar a dar conta de tantos afazeres domésticos. Confira abaixo.

Não tente fazer tudo de uma vez

Você também pode gostar:

Pode parecer uma bobeira isso, mas, é algo que muitas pessoas precisam entender. Você não vai conseguir fazer tudo de uma vez num dia só ou naquele exato momento. Então, tente fazer um pouco por dia. 

A pior coisa que você pode fazer é juntar os afazeres para resolver essa pendência em determinado dia. Afinal, isso só vai fazer com que você fique sobrecarregado. Então, dilua as tarefas. Elenque prioridades de tarefas que precisam ser feitas religiosamente e o restante distribua. Exemplo: Lavar louça – todos os dias; lavar o banheiro – às terças-feiras e por aí vai.

Porém, não adianta nada só fazer o planejamento. Você precisa se comprometer em cumprir tudo o que estiver ali.

Fuja da acumulação

A sua vida ficará infinitamente mais fácil se você não acumular objetos na sua casa. 

Sabe aquela frase do “menos é mais”? Então, ela se adequa bem a seguinte história: quanto menos coisas amontoadas você tiver em casa, mais tempo sobrará para você, porque com toda certeza você levará menos tempo limpando.

Procure ser menos acumulador e manter exposto apenas o que você realmente precisa. O que não precisa mais, pode doar ou vender, dependendo do estado do objeto.

Fazer a limpeza daquilo que precisa ser limpo

Além de fazer uma lista de prioridades com as suas tarefas diárias, verifique se você realmente precisa fazer aquela limpeza. Às vezes, é dada uma prioridade para limpar determinado objeto que nem está sujo. Dessa forma, isso resulta em uma perda de tempo, e acaba deixando sujo outro objeto ou cômodo que deveria receber essa limpeza

Então, saiba analisar o que realmente precisa ser limpo para otimizar o seu tempo.

Se você tem filhos, essa é para você

Se você tem filhos, essa é para você - Reprodução Canva
Se você tem filhos, essa é para você – Reprodução Canva

Dividir a tarefa de casa entre os adolescentes e adultos da casa deixa a rotina de todo mundo mais leve. Então, se você tem filhos ainda muito novos, não  se preocupe em colocá-los na rotina das tarefas de casa.

Você pode colocar tarefas simples de realizar, que até as crianças pequenas conseguem fazer. Como por exemplo: coloque como responsabilidade guardar os brinquedos; ajudar a passar a roupa tirada da máquina para que você possa estender; ajudar a escolher o lanche da escola e guardar em sua lancheira; arrumar a cama ao acordar; guardar as roupas limpas e passadas na gaveta.

Só essas simples tarefas já otimizam muito o seu tempo.

Para melhorar a rotina de limpeza na casa, evite a procrastinação

Se você quer otimizar o seu tempo, fuja da procrastinação. Elas são totalmente rivais e não podem andar lado a lado.

Tem algo para fazer? Faça! Não deixe para depois.

O ato de deixar para depois e acumular tarefas tem um peso enorme nos outros dias. Então, você ficará cansado e sobrecarregado por não ter realizado a tarefa no dia que ela precisava ter sido feita. 

Algo que pode te ajudar a não procrastinar é buscar ao máximo seguir o planejamento da semana. Deixe-o em fácil acesso e siga-o com disciplina. Então, toda vez que pensar em procrastinar, lembre-se de que você vai acumular as tarefas dos dias anteriores para o dia seguinte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.