5 alusões históricas para usar na sua redação: a lista!

5 alusões históricas para usar na sua redação: os repertórios

Inserir alusões históricas como repertório na redação do ENEM, de um vestibular ou de um concurso é uma excelente estratégia para aqueles que desejam garantir uma boa nota na redação. Isso porque, ao fazer isso, você irá sustentar os seus argumentos e mostrar ao corretor que aquele determinado aspecto já ocorreu em determinado momento da história ou pode ser relaciona à certo período.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou uma lista com 5 alusões históricas que podem ser utilizadas na sua redação.

5 alusões históricas para usar na sua redação: A Grande Depressão

A crise que se iniciou no ano de 1929, nos Estados Unidos, gerou um período que ficou conhecido como Grande Depressão. Esse evento é considerado o pior período de crise econômica de todo o século XX, uma vez que provocou enormes taxas de desemprego em todo o mundo, quedas na produção, quedas nos preços das ações das bolsas de valores e quedas no PIB de diversos países. 

Esse evento pode ser utilizado como uma alusão em temas como: 

  • A crise econômica ocasionada pela pandemia de COVID-19
  • Consequências do consumismo 
  • As crises do capitalismo 
  • Aumento das taxas de desemprego e de miséria

5 alusões históricas para usar na sua redação: Pandemia de Peste Negra

No século XIV, a Europa viveu uma das piores pandemias de todos os tempos: a peste bubônica, também conhecida como peste negra, chegou ao continente por meio dos navios de comerciantes que haviam estado no Oriente. 

A doença foi responsável por ceifar a vida de cerca de 1/3 da população europeia. Assim, o evento pode ser utilizado como alusão histórica em temas que se relacionam à pandemia de COVID-19, à pandemias e epidemias em geral, às consequências de epidemias e pandemias e à disseminação de doenças em um mundo globalizado.

5 alusões históricas para usar na sua redação: Noite de São Bartolomeu

O massacre da Noite de São Bartolomeu ocorreu no dia 24 de agosto de 1572, o rei Carlos IX da França ordenar o assassinato de líderes protestantes, conhecidos como huguenotes, em Paris.

O evento fez parte das chamadas Guerras Religiosas e pode ser utilizado como alusão em temas como:

  • A intolerância religiosa
  • Consequências dos conflitos religiosos no Oriente Médio
  • A intolerância religiosa no Brasil

5 alusões históricas para usar na sua redação: A Primeira Revolução Industrial 

A Primeira Revolução Industrial pode ser utilizada como alusão histórica em temas que se relacionam ao progresso, ao desenvolvimento das cidades, à exploração dos trabalhadores, ao trabalho infantil, aos problemas urbanos, à industrialização e às leis trabalhistas.

Ainda, essa revolução pode se relacionar aos problemas ambientais que são ocasionados em decorrência da produção industrial e ao desenvolvimento da tecnologia.

5 alusões históricas para usar na sua redação: Nazismo

O Nazismo, regime liderado por Adolf Hitler e que vigorou na Alemanha durante as décadas de 30 e 40, pode ser utilizado como um repertório em temas que se relacionam aos seguintes tópicos:

  • Intolerância religiosa
  • Perseguição das minorias
  • Perseguição política
  • Manipulação da mídia e censura
  • Antissemitismo 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.