30% das vagas temporárias geradas para o natal podem se tornar permanentes

Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) apontam para a geração de 565 mil vagas de emprego provisório até o final do ano em todo o país. O número é 20% maior que o registrado em 2020, quando foram criadas 471.300 vagas.

A entidade não disponibiliza o índice por estado, mas vale destacar que, na Bahia, o crescimento será da ordem de até 30% em relação a 2020, afirma o diretor regional, Cristian Giuriato.

São oportunidades em bares, hotéis, companhias aéreas, salões de beleza, clínicas médicas, fábricas de produtos alimentícios, área de logística. As contratações já começaram e ainda dá tempo de concorrer a chance de preencher uma das vagas, diz Giuriato.

Dentre o total de vagas temporárias geradas, o setor do comércio vive uma grande expectativa para as vendas de final de ano, apesar de estar em meio a um cenário de inflação e desemprego em alta. Com a previsão de criação de 80 mil vagas temporárias no setor na época do natal, desempregados vêem na data uma oportunidade de recolocação.

Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, salienta que as vendas para esse ano devem ser bem superiores às de 2020. “Temos um ano especial, claro que não será como antes da pandemia, mas com certeza será bem melhor que o ano passado”, disse.

O aumento nas vagas de emprego está atrelado ao aumento das vendas

Ainda segundo Nabil, a demanda reprimida ao longo da pandemia pode ser um dos principais fatores que vai alavancar as vendas. “O importante deste ano é que as pessoas deixaram de viajar e o dinheiro ficou guardado e o natal da família brasileira passa pelo shopping center. O e-commerce vem muito arrojado e temos também o Black Friday que antecipa as vendas de natal com uma boa movimentação”, afirmou o especialista.

Com o comércio impulsionado pelo pagamento do 13º salário, a expectativa do setor é que as vendas em 2021 alcancem um valor próximo a R$ 200 bilhões. Em contrapartida, Nabil reconhece que a alta nos juros pode interferir no resultado. “Acaba afetando, a gente sabe que tem uma parte da sociedade que enfrenta o problema do desemprego e a renda das famílias que teve uma queda em função da alta inflação”, completou.

Ainda, para o presidente, 30% dessas vagas de emprego que serão criadas podem se tornar permanentes em um futuro próximo. “Nós temos hoje uma defasagem muito grande de desempregados, aqueles que se sobressaírem terão seus empregos temporários transformados em empregos permanentes”, afirmou.

Desemprego no Brasil

Além das altas inflações que o país vem enfrentando , outro fator que evidencia o momento econômico complicado que o país atravessa, é a considerável taxa de desemprego, pior até que a atingida antes do início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já registra mais de 14,800 milhões de trabalhadores desocupados, conforme a economia ainda busca engatar uma recuperação dos danos causados pela Covid-19.

O total da população desocupada, no trimestre de fevereiro até abril, ficou em 48,5%, e se mantém abaixo dos 50% desde o trimestre divulgado em maio do ano passado, indicando que menos da metade da população apta ao trabalho tem emprego no Brasil. Por isso, as vagas temporárias abertas pelas datas comemorativas podem ser uma grande oportunidade para quem está nesta situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.