Entrevista de emprego: fatores inerentes à uma situação de avaliação

São muitos fatores e análises inerentes à uma situação de avaliação durante uma entrevista de emprego. Confira dicas voltadas ao candidato!

É de extrema importância para o candidato um posicionamento assertivo para que obtenha sucesso durante uma entrevista de emprego. No entanto, para que se posicione assertivamente por meio de sua postura corporal durante uma entrevista de emprego, é necessário preparo e análise, visto que a postura corporal é composta de muitos fatores. 

Sendo assim, são fatores relevantes e, por vezes, intangíveis, como os seus gestos, fala, tom de voz e a construção da sua narrativa. Por isso, a sua postura corporal é multifatorial e requer atenção.

Entrevista de emprego: muitos fatores e análises são inerentes à uma situação de avaliação

Dessa forma, é importante que, na condição de candidato, você tenha atenção a alguns pontos relevantes para que se destaque naturalmente durante uma entrevista de emprego.

Por exemplo, é relevante que o candidato evite cruzar braços e pernas,  bem como, mantenha contato visual com o seu entrevistador e não coloque objetos em seu colo. Além disso, é importante também que evite gesticular excessivamente, evite falar com um tom de voz muito elevado ou de forma muito rápida.

Além disso, existem outros gestos que demonstram nervosismo, fazendo com que fique aquém do seu potencial profissional. Por isso, é importante observar o seu próprio comportamento.

Sendo assim, o candidato deve se antecipar por meio de preparação e foco, e não elevando o seu nível de ansiedade, inerente a uma situação de avaliação.

Postura 

Para isso é fundamental que entenda que a sua postura é uma composição de gestos, falas e direcionamento do seu comportamento de forma ampla, considerando que uma dose de ansiedade é naturalmente aceita, porém, não pode dominar a sua postura. 

Sendo assim, trabalhe a sua respiração e tenha plena atenção à sua própria narrativa. Visto que essa atenção irá te ajudar a controlar o seu tom de voz. São vários fatores que comportam o resultado de uma entrevista de emprego. Além disso, é muito importante que você conheça a cultura da empresa.

Cultura startup ou tradicionalista?

Uma cultura Startup ou tradicionalista podem requerer posturas diferenciadas. Ou seja, uma postura casual ou formal.Certamente esses pontos são relevantes para que você direcione a sua carreira profissional.

Por isso, é muito importante que o candidato se direcione assertivamente e se atente para que não fique aquém do seu potencial. Além dos pontos já citados, também é relevante que estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada.

A análise do seu currículo

Essa análise do seu próprio currículo , se refere a uma busca sobre o entendimento pleno sobre seus pontos fortes e pontos de melhoria no decorrer de sua trajetória.

Sendo assim, procure entender em cada empresa pela qual você passou. Bem como, qual foi a sua ação resolutiva para que você leve esse resultado de forma natural para a atual entrevista de emprego. Por isso, são vários pontos inerentes à uma situação de avaliação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.