3 motivos para investir no aprendizado em uma língua estrangeira

Aprender uma língua estrangeira é um grande desafio para muitas pessoas, apesar de sempre se falar sobre a importância de dominar, ao menos, um segundo idioma, além da língua materna.

O estudo de uma língua estrangeira está presente na vida dos brasileiros desde o ensino básico, já que faz parte dos componentes curriculares. No entanto, esse estudo não é suficiente para adquirir a fluência e a maioria dos alunos não continuam estudando o novo idioma fora da escola.

Por isso, é crucial ter em mente os motivos pelos quais é importante investir no aprendizado em uma língua estrangeira. Com a motivação, certamente o empenho em estudar será maior, facilitando o domínio total da nova língua. Pensando nisso, apresentamos abaixo três motivos para investir nessa área de estudo. Confira a seguir!

Trabalho

Diversas áreas de atuação profissional contam com um mercado de trabalho extremamente competitivo. Desse modo, o profissional deve buscar estar sempre bem preparado para as oportunidades que possam surgir. Dominar pelo menos uma língua estrangeira é fundamental para algumas áreas. Além disso, em outras áreas pode ser um diferencial, um detalhe em seu currículo que vai fazer a diferença na decisão da empresa.

Carreira acadêmica

Muitos estudantes não sabem, mas o desenvolvimento de uma boa carreira acadêmica depende também de compreender um segundo idioma. Algumas áreas como tecnologia, por exemplo, tem muito material produzido em inglês. Portanto, nessa área, dominar a língua inglesa é crucial para o desenvolvimento do aluno. 

Além disso, cursos de pós-graduação exigem o domínio de idiomas estrangeiros. Desse modo, os exames de seleção para esses cursos (de mestrado e doutorado) contam com provas de língua estrangeira.

Viagem e cultura

Saber uma língua estrangeira também é de suma importância em viagens, pois a comunicação em outros países vai ser difícil se você só dominar a sua língua materna. Conseguir se comunicar com os locais no idioma deles vai facilitar muito o desenrolar da viagem, além de evitar que você se envolva em um mal entendido por má comunicação que acabe sendo danoso a sua experiência naquele país.

Além disso, estudar a língua de outro povo nos coloca em contato direto com a sua cultura e costumes, o que é uma boa forma de ampliar nosso horizonte sobre outras nações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.