14º salário: Saiba quando o novo abono extra será liberado

A proposta que visa liberar o pagamento de um 14º salário aos segurados foi aprovada recentemente em comissão na Câmara dos Deputados.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber a partir deste ano um novo salário extra. A proposta que visa liberar o pagamento de um 14º salário aos segurados foi aprovada recentemente em comissão na Câmara dos Deputados.

Veja também: INSS: Novo pagamento começa na próxima semana; veja o calendário

Agora, a expectativa é grande diante um possível novo calendário de pagamentos, inclusive, diante o fato de que os beneficiários não terão uma renda extra no fim deste ano. Vale ressaltar que o novo abono só será repassado para aqueles que já recebem o 13º salário.

Liberação do 14º salário do INSS

Em 2020 e 2021, o Governo Federal resolveu antecipar o calendário de pagamentos do 13º salário. Desta forma, o benefício que costuma ser pago entre os meses de julho a dezembro do mesmo ano, foi adiantado para os meses de março e abril. Com isso, os segurados do INSS ficarão sem o salário extra no fim do ano.

Para solucionar o problema, parlamentares decidiram criar um projeto de lei que estabelece o pagamento de um 14º salário do INSS. Atualmente o texto estar na Câmara dos Deputados e já recebeu parecer favorável da Comissão de Seguridade Social e Família. No entanto, ainda é preciso ser passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Todavia, para que de fato entre em vigor, a proposta precisa ser analisada pelo Senado Federal e também receber a sanção do atual presidente da república, Jair Bolsonaro. Entretanto, ainda não se sabe se o chefe do Estado aprovará a liberação do 14º salário.

Isso porque, o Brasil se encontra em um momento de crise econômica, com recursos escassos para qualquer nova implementação. Além disso, o Governo Federal está se esforçando para viabilizar o Auxílio Brasil, novo programa social que substituirá o Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.