13º salário ganha novo calendário de pagamentos; veja todas as datas

Após muita expectativa, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, confirmou que a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a ser paga no final de maio.

A antecipação do 13º salário do INSS em 2021 é uma das medidas que estão sendo sendo esperadas pela grande parte dos brasileiros. A liberação já havia sido realizada no ano passado e agora o processo volta a ser feito pelo governo. Após aguardar desde o início do ano, somente agora o Governo conseguiu liberar o benefício.

Segundo informações do secretário Bruno Bianco, em torno de R$ 56 bilhões serão pagos a aproximadamente 31 milhões de segurados que fazem parte do INSS. Agora, com a liberação e aprovação do orçamento de 2021, já com sanção do presidente Jair Bolsonaro, o INSS poderá realizar a antecipação.

É importante destacar que a liberação não significa um gasto a mais aos cofres do governo federal, uma vez que medida não se trata de pagamentos extras, mas sim de uma antecipação.

Calendário de pagamentos

Para realizar os pagamentos do 13º salário, o governo poderá fazer a liberação da parcela natalina no calendário habitual do programa, ou seja, no calendário normal de pagamentos mensal. Ou, caso prefira, o governo poderá criar um novo calendário, específico somente para a antecipação de pagamentos do 13º salário.

Entretanto, de acordo com a fala do secretário, a liberação iniciando no final do mês de maio, o pagamento deve ser liberado juntamente com a parcela mensal do benefício.

Confira então o calendário de pagamentos:

Benefícios com valor de até um salário mínimo

FinalMaio — 1ª parcela do 13ºJunho — 2ª parcela do 13º
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio28 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61 de junho1 de julho
72 de junho2 de julho
84 de junho5 de julho
97 de junho6 de julho
08 de junho7 de julho

Benefícios com valor acima de um salário mínimo

FinalMaio — 1ª parcela do 13ºJunho — 2ª parcela do 13º
1 e 61 de junho1 de julho
2 e 72 de junho2 de julho
3 e 84 de junho5 de julho
4 e 97 de junho6 de julho
5 e 08 de junho7 de julho

Veja também: Como fazer o cadastro no Meu INSS? Veja o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.