Interpretação de texto no vestibular

Todos os anos os processos seletivos testam as habilidades linguísticas dos candidatos. São cobrados conhecimentos sobre os mais diversos gêneros textuais, além de atualidade e interpretação de texto. Geralmente, as questões de vestibular têm um modelo parecido e trazem sempre um breve texto motivador para nortear os enunciados da prova.

O Enem, por exemplo, sempre desenvolve as questões a partir de um texto base. Por isso, é importante que o candidato tenha boas estratégias de leitura e compreensão. Nesse sentido, uma dica é ler o título e a referência bibliográfica e buscar identificar no corpo do texto os argumentos principais e os complementares.

Leia atenciosamente o enunciado de cada questão e destaque o problema e objetivo da pergunta. Em seguida, busque no texto base os trechos que se relacionam com o que foi solicitado. Entender a estrutura da prova vai te ajudar a resolver as questões de interpretação de texto com mais precisão.

Como se preparar?

É fundamental prestar atenção à natureza da pergunta e identificar o gênero e a ideia principal de cada trecho apresentado. No que diz respeito à literatura, a dica é estudar previamente as questões se baseando nas provas das edições anteriores. Visto que os assuntos de literatura, em sua maioria, se tratam de informações históricas, os enunciados têm foco temático limitado. Desse modo, o candidato que estuda com antecedência tem maior facilidade de entender a construção das questões.

A melhor forma de se preparar para as questões que exigem análise de texto é por se desenvolver um bom cronograma de estudos e leituras. Isso vai te ajudar a ampliar o pensamento crítico e a ser um leitor mais ágil e eficiente. Portanto, dedique tempo para ler e interpretar textos ao longo da semana e faça disso um hábito.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Ata de reunião: o que é e como fazer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.