13º salário do INSS será liberado daqui a duas semanas. Veja as datas

Neste ano, o Governo Federal vai adiantar os pagamentos do abono extra para aposentados, pensionistas e demais assistidos pelo órgão.

O 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional) foi antecipado nos últimos dois anos (2021 e 2020). Neste ano, o Governo Federal repetiu a dos e vai adiantar os pagamentos do abono extra para aposentados, pensionistas e demais assistidos pelo órgão.

Habitualmente, o 13º salário é pago em duas parcelas no segundo semestre (novembro e dezembro). No entanto, desde 2020, quando começou a pandemia da Covid-19 no país, o Governo Federal opta por adiantar o pagamento para o primeiro semestre (entre final de abril e início de junho). Neste ano de 2022, a medida deve injetar mais de R$ 56 bilhões na economia do país.

Sendo assim, mesmo com a antecipação do 13º salário, os repasses para os segurados do INSS ainda permanecem sendo em duas parcelas. De acordo com o Instituto, aproximadamente 30,5 milhões de segurados irão receber a antecipação do abono.

Quem tem direito ao 13º salário? 

Muitos beneficiários do INSS terão direito ao valor da antecipação do 13º salário. No entanto, há situações em que os usuários não terão direito ao abono extra, como, por exemplo, os proventos assistenciais (BPC, RMV, etc.), já que não são benefícios de natureza previdenciária.

Veja, a seguir, quem de fato terá direito ao 13º salário:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Calendário da antecipação do 13º salário 

Para quem ainda não sabe, o cronograma de pagamentos do 13º salário do INSS é dividido em dois grupos. O primeiro é referente a quem recebe um salário mínimo (R$1.212 em 2022) e o outro é para quem recebe mais que o valor do piso nacional.

O calendário da antecipação do 13º salário tem como base o final do número de inscrição do benefício. Veja todas as datas do benefício:

Para quem ganha um salário mínimo

Dígito final do benefícioDepósito da primeira parcelaDepósito da segunda parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril31 de maio
62 de maio1 de junho
73 de maio2 de junho
84 de maio3 de junho
95 de maio6 de junho
06 de maio7 de junho

Para quem ganha mais que um salário mínimo

Dígito final do benefícioDepósito da primeira parcelaDepósito da segunda parcela
1 e 62 de maio1 de junho
2 e 73 de maio2 de junho
3 e 84 de maio3 de junho
4 e 95 de maio6 de junho
5 e 06 de maio7 de junho

Como consultar benefícios do INSS

Os benefícios do INSS podem ser consultados por meio do telefone, site e aplicativo. Veja como usar as ferramentas:

Por telefone: Os usuários poderão ser consultados pelo número 135. No momento da ligação, o cidadão deverá confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site: O cidadão deverá acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo aplicativo: via aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.