INSS: Confira o calendário antecipado do 13º salário

Conforme o novo cronograma, os pagamentos serão realizados a partir do dia 25 de abril, e serão encerrados no dia 7 de junho. Vale ressaltar que os segurados que recebem auxílio assistencial, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não recebem o salário extra.

O abono natalino dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será liberado meses mais cedo. Isso porque, o Governo Federal decidiu antecipar pela terceira vez o calendário do 13º salário da autarquia.

Conforme o novo cronograma, os pagamentos serão realizados a partir do dia 25 de abril, e serão encerrados no dia 7 de junho. Vale ressaltar que os segurados que recebem auxílio assistencial, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não recebem o salário extra.

Em contrapartida, o 13º salário é concedido aos segurados que recebem os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Contudo, aqueles que recebem auxílios temporários, como o acidente ou doença, podem ser contemplados conforme o tempo em que está sendo atendido pela autarquia.

Calendário da antecipação do 13º do INSS

Como de costume, o 13º salário será repassado em suas parcelas, ambas com valores equivalentes a 50% do benefício mensal. No entanto, é possível haver descontos do Imposto de Renda caso o segurado seja declarante.

Para identificar a data em que poderá sacar o benefício, o segurado deve saber o seu dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Um aposentado com o número 123.456.789-0, deve considerar o número 9, e desconsiderar o dígito após o hífen.

Pagamento do 13º para quem ganha um salário mínimo

Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril31 de maio
602 de maio01 de junho
703 de maio02 de junho
804 de maio03 de junho
905 de maio06 de junho
006 de maio07 de junho

 

Pagamento do 13º para quem ganha mais que um salário mínimo

Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 602 de maio01 de junho
2 e 703 de maio02 de junho
3 e 804 de maio03 de junho
4 e 905 de maio06 de junho
5 e 006 de maio07 de junho

Como consultar benefícios do INSS

Atualmente, existem três meios para as consultas dos benefícios do INSS:

  • telefone
  • site
  • aplicativo

Por telefone

O 13º salário poderá ser consultado por meio do telefone, pelo número 135. No momento da ligação, o cidadão deverá confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Um outro meio de consultar o 13º salário é por meio do site. Para isso, o segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo aplicativo

O 13º salário também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.