13º do INSS: veja quem recebe antecipação nesta sexta-feira, 3

Segundo as informações oficiais, INSS segue com as liberações da antecipação do 13º salário para os segurados do Instituto

Nesta sexta-feira (3), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prepara novas liberações da antecipação do 13º salário. Mais grupos de aposentados, pensionistas e outros beneficiários da autarquia poderão receber a segunda parcela do complemento salarial. Segundo as informações oficiais, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Para quem ganha um salário mínimo nos saldos do INSS, hoje é a vez dos usuários que possuem o número final do benefício 8. Por outro lado, quem recebe mais de um salário, a sexta-feira (3), conta com as liberações para os cidadãos que possuem o 3 e o 8 como números finais do benefício. Nos dois casos, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação.

Segundo o Instituto, os repasses acontecem de forma automática, assim como aconteceu também com a liberação da primeira parcela. No entanto, desta vez as liberações contam com os descontos do Imposto de Renda. Na primeira rodada, todos os usuários receberam exatamente o dinheiro correspondente a 50% do valor do benefício.

Terceira antecipação consecutiva

Esta é a terceira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS. A prática também ocorreu nos anos de 2020 e 2021. Em geral, as liberações do complemento acontecem sempre nos últimos meses do ano, notadamente em novembro e dezembro. Porém, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu inverter a lógica pela terceira vez.

Existem algumas críticas em relação à prática. Usuários afirmam que, ao antecipar os pagamentos do 13º salário para o primeiro semestre, o Governo deixa o segundo semestre sem nenhum tipo de complemento para os segurados. Nesse sentido, eles pedem a criação de uma espécie de 14º salário.

O 14º salário no INSS

Diante desta situação, o Congresso Nacional realizou na última semana, uma rodada de debates sobre a possível criação de um 14º salário para os segurados do INSS. As conversas contaram com a participação de alguns parlamentares.

No próprio Congresso Nacional, existem alguns projetos que tentam criar este novo complemento. Caso algum deles passe, os segurados poderiam receber dois complementos em um mesmo ano, um a cada semestre.

Seja como for, os debates em torno do tema ainda não avançaram. Além disso, os projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre o tema ainda não possuem uma data de votação. Assim, o assunto segue travado e sem previsão de análise.

As greves

Vale lembrar que os servidores do INSS realizaram uma greve neste ano. A movimentação durou quase dois meses, mas já chegou ao fim. Os trabalhadores voltaram aos seus postos na última segunda-feira (23).

Aliás, os servidores que estavam em greve se comprometeram a acelerar os processos que estão na fila de espera. Eles aceitaram a proposta do Governo Federal de pagar um reajuste de 5% para os trabalhadores da categoria.

No entanto, é importante frisar que a greve dos servidores do INSS não teve qualquer impacto nas liberações da antecipação do 13º salário para os segurados. Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto receberam os saldos em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.