Zarc: novo método é oficializado

Instrução Normativa define novo método de classificação do solo no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Saiba mais!

Instrução Normativa define novo método de classificação do solo no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Zarc: novo método é oficializado

A Secretaria de Política Agrícola estabeleceu o método a partir de trabalhos desenvolvidos pela Embrapa, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através de recente divulgação oficial.

Nova classificação

A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou, nesta quarta-feira (22), a Instrução Normativa Nº 1, de 21 de junho de 2022, que estabelece o método para classificação do solo, em função da sua Água Disponível (AD), no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). 

Metodologia e operação

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), coordenado pela SPA, está passando por avanços metodológicos e operacionais, tanto na etapa de modelagem e processamento, que é de responsabilidade da Embrapa, quanto na comunicação e disponibilização dos resultados. 

Aperfeiçoamento e análise de riscos

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as novas classes de solo se somam a este conjunto de melhorias que visam aperfeiçoar a indicação dos riscos dos cultivos agrícolas. 

O novo conceito para a classificação do solo permite aumentar a precisão da estimativa do risco hídrico no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com enquadramento de risco em 99% das terras agrícolas brasileiras e é de fácil determinação.  

AT, SIL e ARG

Com uma análise de textura do solo, realizada dentro dos padrões estabelecidos na Instrução Normativa, é possível identificar a composição granulométrica com base nos teores percentuais de Areia Total (AT), de Silte (SIL) e de Argila (ARG), medidos na camada de 0 a 40 centímetros de profundidade, explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Novas estimativas

Com os teores percentuais de silte, areia e argila, a água disponível é estimada para o solo de cada área de produção, através do uso de uma equação devidamente ajustada e validada para os solos predominantes e de maior uso agrícola no Brasil, explica a divulgação oficial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Conceito AD

O conceito de AD indica a quantidade de água que pode ser armazenada no solo e utilizada pelas plantas e isso é determinante para o risco agroclimático. A capacidade dos solos de reter água em sua matriz porosa é função das suas propriedades físicas e é uma característica que interfere na produtividade das culturas agrícolas, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.