XXII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná recebe inscrições até 13 de fevereiro

O Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná recebe inscrições para o XXII até o dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira. De acordo com o edital, não haverá cobrança de taxa de inscrição ou de participação.

O processo seletivo é realizado em parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), as Universidades Estaduais do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas virtualmente, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do vestibular. No momento da inscrição, o candidato deverá preencher um questionário socioeconômico  e anexar os documentos solicitados. 

Seleção 

O edital estabelece ainda que a classificação dos inscritos será feita a partir do desempenho por eles obtidos no exame aplicado. Conforme o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular dos Povos Indígenas XXII está prevista para os dias 7 e 8 de maio

Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 24 de abril. A aplicação das provas será realizada de forma descentralizada em sete polos – Mangueirinha, Manoel Ribas, Apucaraninha, Santa Helena, Nova Laranjeiras, Cornélio Procópio e Curitiba.

As provas abarcarão assuntos de Língua Portuguesa – Redação, Língua Portuguesa – Interpretação de Textos, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou
Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Química, Física, Geografia, História e Matemática.

Conforme o edital, cada universidade está ofertando seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente para os indígenas integrantes das sociedades indígenas do Paraná, e nos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que oferece dez vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares, exclusivamente para os indígenas integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest publica lista de aprovados na 2ª chamada do Vestibular 2023; veja período de inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.