WhatsApp testa nova funcionalidade de divisão de telas. Entenda

WhatsApp começou a testar funcionalidade que poderá dividir as conversas em diferentes grupos. Veja como funcionaria

Imagine que você quer enviar uma mensagem descontraída no grupo da família no WhatsApp e acabe enviando para o grupo do trabalho. Agora imagine que você vai enviar uma informação confidencial para um amigo e acaba enviando para o seu professor. Casos como estes não são muito incomuns dentro desta plataforma. A confusão, no entanto, pode estar com os dias contados.

De acordo com as informações de bastidores, o WhatsApp está testando uma nova funcionalidade que poderá permitir a divisão das conversas por abas. Hoje, todas as mensagens estão agrupadas em um único local. Com a possível mudança, o site de envio de mensagens poderá ter uma aba para os contatos profissionais, outra para a família e mais uma para os amigos.

A informação foi divulgada pelo site WaBetaInfo, que costuma divulgar novidades sobre aplicativos. Na grande maioria das vezes, eles acertam as indicações. O WhatsApp, no entanto, ainda não confirma se vai aplicar mesmo esta mudança. A empresa não costuma se antecipar e anunciar alterações antes que elas estejam devidamente prontas para o lançamento.

Como ficaria na prática?

Segundo o WaBetaInfo, o site de envio de mensagens poderia ser divido nas três seguintes abas:

  • Não lidas
  • Pessoal
  • Trabalho/negócios.

Na imagem abaixo, você pode conferir como o sistema estaria sendo testado pela empresa.

WhatsApp testa nova funcionalidade de divisão de telas. Entenda
Exemplo da mudança no WhatsApp vazou nas redes sociais. Imagem: Reprodução/ Twitter

Um dos testes que estão sendo feitos pelo WhatsApp é a possibilidade de o usuário alterar os nomes destas abas. Assim, cada um poderia personalizar as suas mensagens da maneira como desejar. Mas este também é um ponto que estaria em discussão dentro da empresa. Ainda não há uma previsão de lançamento do novo sistema.

Mudanças no aplicativo 

Nos últimos meses, o WhatsApp vem apresentando uma série de mudanças na sua plataforma. Neste ano de 2023, a maior delas foi confirmada em abril, quando o site de envio de mensagens instantâneas passou a permitir a compra de produtos e serviços através do seu sistema interno.

Desde então, os pagamentos estão sendo feitos diretamente no chat. Para tanto, é necessário que o cidadão cadastre os seus dados bancários. A aplicação da medida, no entanto, está sendo feita apenas de maneira gradual e ainda não foi totalmente concluída.

Não é de hoje que o WhatsApp tenta criar um sistema de pagamento em dinheiro direto do seu chat. O anúncio da medida foi feito ainda em 2020. Contudo, o procedimento estava bloqueado por recomendações de órgão nacionais como o Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Entre outros pontos, estas agências temiam pela segurança dos dados financeiros dos brasileiros e afirmavam que seria necessária uma regulamentação prévia desta atividade, antes do lançamento da nova funcionalidade pela Meta. A barreira parece ter sido quebrada quase três anos depois do anúncio.

O WhatsApp convenceu o BC de que a liberação seria importante por entender que o sistema de pagamentos do site poderia ser complementar ao Pix, que foi lançado pelo Banco Central, e que é uma das plataformas de transferência de dinheiro mais utilizadas no país.

Instabilidade no WhatsApp

O que já é uma realidade dentro do sistema do WhatsApp é a quantidade de inconsistências no uso do aplicativo nos últimos dias. Na última quarta-feira (12), por exemplo, vários usuários usaram as suas redes sociais para relatar problemas de funcionamento da plataforma. Há relatos de problemas de envio e até de recebimento de mensagens.

Ao menos até a publicação deste artigo, a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, não tinha se pronunciado acerca do motivo da instabilidade relatada. Na manhã desta quinta-feira (13), no entanto, o ritmo de reclamações dos usuários foi reduzido, segundo informações do site DownDetector

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