Inovações em ANTIGO GOLPE que usa FAMOSO app para extorquir DINHEIRO: veja nesta segunda-feira (29) como se PROTEGER

Há quem receba mensagens de pessoas alegando serem membros da família

Vem se tornando cada vez mais corriqueiro a divulgação de inúmeros relatos de indivíduos que foram contatados por alguém desconhecido no WhatsApp. Há quem receba mensagens de pessoas alegando serem membros da família ou mesmo um amigo que trocou de número repentinamente, o que, na verdade, é um golpe.

Abordagens desse tipo podem ser o começo de uma forma de golpe que se chama “falso WhatsApp” ou “troca de número”. O objetivo dos golpistas é enganar vítimas a fim de obter dinheiro, bem como pagamento de alguns boletos.

Como esse golpe do WhatsApp funciona

Recentemente, aconteceu um caso bastante curioso foi divulgado. Um usuário da plataforma X expôs a conversa tida com o criminoso envolvido nessa prática fraudulenta. Ao longo do diálogo, o criminoso revelou que usam o app denominado “Painel” para acessar os dados pessoais, por exemplo, nome completo, telefone, CEP, CPF, CNPJ e etc. Com tais informações, é possível simular que se é uma pessoa conhecida da vítima, o que aumenta as chances de o golpe ser bem-sucedido.

O golpista disse que é pago um valor por mês para ter o acesso a tais informações, além de já ter conseguido enganar mais ou menos 90 pessoas sem ter tido maiores problemas. Ele ironizou que os riscos de complicações seria apenas se roubasse de quem é muito importante.

Medida para tomar e se prevenir no caso do golpe

Diante de tal cenário, é essencial saber o que e como fazer em caso de suspeita de ser alvo de golpes no WhatsApp:

Alerte os contatos

Informe amigos e também familiares imediatamente por meio de outras redes sociais ou mesmo pelo telefone da possibilidade de a conta estar comprometida, ou clonada. Isso tende a prevenir que mais pessoas sejam ludibriadas.

Inovações em ANTIGO GOLPE que usa FAMOSO app para extorquir DINHEIRO: veja nesta segunda-feira (29) como se PROTEGER
Há quem receba mensagens de pessoas alegando serem membros da família – Imagem: Canva

Bloqueio e denúncias de golpe

Se uma pessoa for abordada pelo perfil suspeito, a recomendação é bloquear e também denunciar o golpe do contato. A ação auxilia o WhatsApp na identificação das atividades fraudulentas e do banimento dos responsáveis.

Contatar as plataformas

Não se pode hesitar em contatar o WhatsApp ou mesmo outras plataformas em que o golpe foi feito no intuito de reportar tal incidente. Isso ajuda na prevenção de que mais pessoas se transformem em vítimas.

Conscientização é preciso

É preciso lembrar de que os golpes podem acontecer não somente no WhatsApp, mas também em várias outras redes sociais. Portanto, se manter informado e também consciente das formas diferentes de fraude é preciso para proteger os outros e a si mesmo. Portanto, fique alerta, questione sempre que um contato pouco frequente ou desconhecido solicite informações financeiras e pessoais.

Com as comunicações digitalizadas, torna-se mais e mais importante adotar algumas medidas de segurança mais eficientes. Além disso, deve-se manter a vigilância contra táticas mais sofisticadas dos golpistas.

Passo a passo para bloquear e também denunciar os contatos suspeitos

  • Na listagem de conversas, arraste para a esquerda a conversa que deseja.
  • Selecione “mais” para ter a opção aberta de bloqueio e denúncia do contato.
  • Na listagem de conversas, pressione e também segure a conversa;
  • Selecione, assim, o ícone do bloqueio na parte de cima, confirmando “bloqueio e denuncia” do contato.

Restaurando o app

  • Se o app permanecer congelado depois das ações iniciais, feche e reabra o WhatsApp;
  • Para isso, deslize da parte de baixo para a de cima na tela, parando no meio;
  • Deslize para a lateral a fim de encontrar o app, deslizando para cima a fim de fechá-lo;
  • Pressione o botão “ligar” e o volume (menos) até aparecer o comando de ligar/desligar/reiniciar;
  • Reinicie o aparelho apertando o botão para confirmar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.