Auxílio Brasil: primeiro dia de pagamento é marcado por longas filas

De acordo com relatos nas redes sociais, várias filas se formaram em agências da Caixa por causa do pagamento do Auxílio Brasil

Para milhares de brasileiros, a quarta-feira (17) não foi bem um dia fácil. É que boa parte deles passaram várias horas em pé, na fila de espera para entrar em uma agência da Caixa Econômica Federal. Isso porque começou oficialmente a primeira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil do Palácio do Planalto.

Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o Bolsa Família. Para este primeiro pagamento, o Ministério da Cidadania está fazendo os repasses para algo em torno de 14,5 milhões de brasileiros. Nesta quarta-feira (17) é a vez daqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Nas redes sociais, o que se viu foi a formação de grandes filas em várias cidades do país. Capitais como Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus e Belo Horizonte parecem ter registrado as piores situações. Algumas filas passaram a dar voltas quilométricas ao redor de vários quarteirões.

É que além do início do pagamento do novo Bolsa Família, a quarta-feira (17) também registrou a liberação do saque do Auxílio Emergencial para os usuários informais que nasceram no mês de outubro. A Caixa vinha afirmando que estava pronta para receber um grande contingente de pessoas. Mas não se viu essa preparação.

Em entrevista para emissoras de TV, vários usuários disseram que o banco em questão agiu com descaso e que não estava preparado para realizar essa operação. Pelo menos até a publicação deste artigo, a Caixa Econômica Federal não tinha se pronunciado sobre essa situação. Qualquer nova declaração será atualizada neste texto.

Fala de Pedro Guimarães

Antes do início dos pagamentos, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, deu uma entrevista ao programa A Voz do Brasil. Na ocasião, ele disse que a Caixa estava mais do que pronta para receber milhares de pessoas de uma só vez.

Ele disse, aliás, que durante o ano passado, as agências acabaram tendo que atender muito mais gente e, na visão dele, tudo deu certo. Em 2020, estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Auxílio Emergencial

Vale lembrar que esse projeto chegou oficialmente ao fim ainda no final do último mês de outubro. O programa começou os seus repasses ainda no ano passado com o objetivo de ajudar as pessoas que estavam precisando de renda nesta pandemia.

Logo depois de um hiato de três meses sem nenhum pagamento, o Governo Federal optou por retomar os repasses em abril deste ano. Desta vez, no entanto, o projeto retornou em uma versão menor atendendo cerca de 40 milhões de brasileiros.

Novo Bolsa Família

O novo Bolsa Família, aliás, vai ser o programa que vai acabar tentando tapar o buraco deixado pelo o Auxílio Emergencial. Só que o fato é que não tem vaga para todas essas pessoas. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

De acordo com o Governo Federal, o novo Bolsa Família deve atender algo em torno de 17 milhões de brasileiros. O Auxílio Brasil, aliás,  estava atendendo cerca de 39 milhões de pessoas. Então muita gente vai acabar ficando de fora do novo benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.